Salvação pela Lei? Que Insensatez!


"A Deus seja toda a honra e glória, hoje e eternamente. Amém"
Pr. Fábio Veríssimo Ancelmo

Gálatas 3:1: “Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?”

Proposição: “uma vez que todo homem nasce espiritualmente morto todas as suas obras, por mais dignas que lhes pareça, são inúteis para a sua salvação”

INTRODUÇÃO

Foi estabelecido nas duas primeiras mensagens duas questões principais: 1)- a realidade da salvação e da condenação para todos os homens: ou serão eternamente salvos ou eternamente condenados; e 2)- a condição atual do homem diante de Deus ao nascer nesta terra: morto espiritualmente.

Como dissemos anteriormente, não há como a verdade divina ser mudada independente de crer nisso o homem ou não. E uma vez que essas duas verdades foram estabelecidas por Deus, não há questão mais importante e urgente para o homem que entender perfeitamente e crer na verdade da salvação SOMENTE em Jesus Cristo. Disso dependerá a eternidade ao lado de Cristo nós céus. Aquele que não se dedicar ao exame das Escrituras para crer na verdade terá a recompensa que seus feitos merecem, ou seja, a eternidade no inferno sob a ira de Deus.

Passaremos a examinar nas próximas mensagens a inutilidade das obras dos homens para a sua salvação. Gostaria de chamar a atenção do leitor para perceber que aquilo que Deus declara inútil para a salvação do homem é onde a grande maioria tem depositado a sua fé. Veremos isso nessa e nas próximas mensagens.

Cabe lembrar aqui “que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” – Romanos 14:12. Portanto, não fique preso às amarras que lhe impeçam de enxergar a verdade de Cristo confiando que a tradição recebida ou aquilo que aprendeu até o momento seja a verdade de Deus. Creia em tudo o que os homens lhe falarem se essas palavras estiverem de acordo com o que Deus disse. Confronte-as com as Escrituras. Veja o exemplo dos irmãos de Beréia à época do apóstolo Paulo e siga o conselho de Cristo:

“Estes (os irmãos de Beréia) foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim” – Atos 17:11

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” – João 5:39

Métodos de salvação humanos

Notamos na mensagem anterior o porquê muitos homens passarão a eternidade no inferno: todos nascem mortos espiritualmente e enquanto o homem não nascer de novo não poderá habitar com Deus nos céus.

O texto de Isaías 59:2 nos diz: “as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”; o mesmo profeta diz que: “todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia – Isaías 64:6. Somos indesejáveis tal qual um doente enfermo desde a planta do pé até a cabeça: “toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo” – Isaías 1:5-6. É assim como o homem é visto por Deus. Não há, pois, como o homem viver diante de Deus nessas condições.

Sabendo disso, mesmo sem a consciência plenamente despertada para todas essas questões, os homens têm procurado um meio que possa então fazê-los dignos de serem aceitáveis por Deus. Muitos têm procurado então estabelecer um meio de salvação baseado no esforço humano. Isso é impossível de ser alcançado, pois, que o homem está morto para Deus e um morto não pode fazer outra coisa que não seja decompor-se em seu caixão.

Salvação pela Lei: uma insensatez

Quando falamos de salvação pela Lei estamos tratando daquela salvação que acreditam alguns será alcançada pela obediência à Lei (especialmente aos dez mandamentos). Os homens devem ser advertidos que a Lei não se restringe ao decálogo. Existem muitas outras coisas pertencentes à Lei entregue aos judeus que são desconsideradas. Não estamos falando apenas das leis sacrificiais, pois, como acreditam (pelo menos nesse ponto corretamente) todas foram cumpridas e tem fim em Jesus Cristo. Além dos sacrifícios e dos dez mandamentos, os judeus tinham por dever a obediência a um conjunto grande de leis, todas dadas por Deus.

Mesmo que considerássemos apenas os dez mandamentos também eles não podem salvar o homem, pois que não era esse o seu propósito.

Deus tomou providências para despertar o homem para a verdade de que ele é incapaz de se salvar por meio de qualquer esforço próprio por maior que seja o esforço, a dedicação e o tempo gasto para tal fim. Veremos, pela palavra de Deus, que a salvação que alguns esperam encontrar na lei não existe, e que outras obras (associadas ou não à lei) também são impotentes para a salvação do homem. Na verdade, são elas objeto de condenação do próprio homem.

A razão de nosso título “Salvação pela Lei? Que insensatez!” não está no fato de nos imaginarmos melhores que outros homens, mas está no fato de que Deus chama aqueles que buscam a salvação de sua alma no cumprimento da Lei de insensatos: veja Gálatas 3:1-3.

Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?” – Gálatas 3:1-3

Não discutiremos os detalhes da carta que o apóstolo Paulo escreve aos Gálatas, mas o centro da questão da carta era que tendo os gálatas crido em Cristo Jesus unicamente pela fé (como Deus exige) estavam deixando-se contaminar por alguns judeus que ensinavam que a fé somente não era suficiente, era necessário também guardar alguns preceitos da Lei.

Deus os chama de insensatos. Insensato é todo aquele que tem falta de sabedoria. Então acreditar que a Lei pode ajudar de alguma forma em nossa salvação é revelar falta de sabedoria. Somente isso já deveria ser suficiente para o homem recusar tal proposta.

Mas, por que há muitos que aceitam uma salvação tal como está, tão impotente, tão incapaz de salvar o homem? Por que os homens aceitam uma salvação que não salva?

O próprio texto citado acima responde: eles a aceitam porque tentar conquistar a salvação pelo próprio esforço (por cumprir a Lei) exerce um fascínio (“quem vos fascinou?”) perante os olhos de alguns. É porque uma salvação tal como esta tem uma aparência de ser mais religiosa que as outras e, portanto, essa sim deve garantir que eu seja aceito por Deus em sua companhia por toda a eternidade. Mas, a pergunta feita é de reprovação pela atitude que alguns crentes na Galácia estavam adotando. Tal salvação não serve senão simplesmente para a satisfação da carne, para engrandecimento do próprio ego do homem – veja Colossenses 2:20-23:

“Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne” – Colossenses 2:20-23

Não sei se o leitor já percebeu isso, mas aqueles que buscam serem salvos pela Lei cumprem perfeitamente o que está escrito nessa passagem, ou seja, carregam-se de ordenanças para todas as coisas em sua vida, além daquelas que julgam ser necessárias para a sua salvação: não podem tocar, provar, manusear...  e uma série de outras mais. O Espírito Santo nos diz que essas coisas “têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria..., mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne. Todas essas coisas não têm valor algum para a salvação do homem. Ao invés de salvar, condena o homem que deseja viver por essas coisas.

Deus diz, por meio de Tiago, que: “qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos” – Tiago 2:10. Se você mentiu algum dia em sua vida (e não há como negar que todos os homens, em todos os lugares e em todos os tempos, que seja na infância ainda, já mentiram um dia), então você é culpado de transgredir a Lei de Deus que diz: “Não dirás falso testemunho” – Êxodo 20:16; e a justa retribuição por sua transgressão é a condenação: “Porque o salário do pecado é a morte” – Romanos 6:23.

Por isso, é insensato aquele que busca ser salvo pela Lei.

O propósito da Lei

A Lei é incapaz de salvar o homem. Veja Romanos 3:20 e Gálatas 2:16:

Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei” – Romanos 3:20

“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada” – Gálatas 2:16

Sendo assim, por que Deus deu a Lei a Moisés para que os homens fossem obedientes a ela?
Deus mesmo responde. Vejamos:

Como mostramos um pouco antes, Deus tomou algumas providências para mostrar ao homem que era IMPOSSÍVEL ele conseguir salvação por esforço próprio. Deus fez isso nos dando a Lei.

É impossível ao homem cumprir toda a Lei e permanecer fiel até o último dia de sua vida nessa terra. Logo, se todos os homens são transgressores da Lei não pode ele imaginar que a Lei absolvirá (salvará) alguém. Se está feito transgressor, então o que lhe cabe é a punição (condenação) e não a absolvição (salvação). Pela Lei somos feitos transgressores da vontade divina sujeitos à punição na medida de nosso erro. Segundo o que determina a Lei, a pena para o transgressor é a morte.

O propósito da Lei não era salvar o homem, mas revelar seu coração pecador e servir de caminho (condutor, aio) até Cristo que efetivamente nos salva. Uma vez que sou impotente de preencher os requisitos divinos (isso é o que a lei me revela) sou levado a reconhecer que não mereço habitar eternamente com Ele, mas sou merecedor da condenação do inferno.

  • Pela Lei vem o conhecimento do pecado – veja Romanos 3:20: “Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado” – Romanos 3:20.
  • A Lei revela a incapacidade do homem de cumprí-la e permanecer fiel a ela todo o tempo de sua vida – veja Tiago 2:10: “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar num só ponto, tornou-se culpado de todos”.
  • A Lei revela ao homem sua incapacidade de agradar a Deus pelo esforço humano, pois se fosse possível cumprir a Lei, por ela o homem viveria – ver Romanos 10:5 e Levítico 18:4-5: “Ora Moisés descreve a justiça que e pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas” – Romanos 10:5; “Fareis conforme os meus juízos, e os meus estatutos guardareis, para andares neles. Eu sou o SENHOR vosso Deus. Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; os quais, observando-os o homem, viverá por eles. Eu sou o SENHOR” – Levítico 18:4-5. E está claro a todos os homens que nenhum homem tem sobrevivido à morte, pois é transgressor da Lei.
  • O propósito final da Lei era conduzir o homem a Cristo – veja Gálatas 3:24,25: “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos mais debaixo de aio” – Gálatas 3:24,25.

Antes mesmo que a Lei fosse claramente instituída aos homens por Deus ali no monte Sinai, por meio de seu servo Moisés, houveram muitos outros homens que Deus declara serem homens salvos: Abraão, Abel, Sete, Noé, Isaque, Jacó são todos homens que foram salvos antes que houvesse a Lei sido dada aos homens, sem que eles houvessem guardado certas ordenanças que hoje são alegadas necessárias para a salvação.

Como seria então a salvação desses homens, se os homens fossem salvos pela Lei? Mas, não é assim, pois assim como todos eles, somos salvos por meio da fé unicamente, sem as obras da Lei. Abraão é chamado de “o pai de todos os que crêem” – Romanos 4:11, e é pela mesma fé que somos salvos.

CONCLUSÃO

A Lei veio para deixar claro ao homem que é IMPOSSÍVEL ser salvo por seus próprios esforços. Nem o homem consegue deixar tudo o que é desagradável a Deus, como não consegue fazer tudo o que Lhe agrada.

Concluímos, pois, que a Lei não pode salvar o homem porque por ela vem o conhecimento que sou pecador e merecedor da justa retribuição ao meu erro, ou seja, a morte.

Mas, graças a Deus que somos salvos por meio do que Cristo fez na cruz por nós. Somos declarados justos gratuitamente (sem o esforço humano) pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Veja Romanos 3:24, 28; e Gálatas 3:11.

“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus... Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da Lei” – Romanos 3:24,28

E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé” – Gálatas 3:11

Não devemos nos carregar de ordenanças, mas crer na perfeição e na completude do sacrifício de Cristo naquela cruz em nosso favor e em sua ressurreição ao terceiro dia. Veja ainda Efésios 2:8,9.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” – Efésios 2:8,9

Esperamos ter contribuído um pouco mais para o seu esclarecimento acerca da salvação SOMENTE pela fé em Jesus Cristo, excluindo as obras da Lei. Continuaremos a excluir nas próximas mensagens aquelas coisas que são objetos da fé do homem que não trazem salvação.

Se você tiver dúvidas e quiser dividí-las conosco, mande-nos um e-mail para (ibfepompeia@gmail.com) e não deixe de examinar as mensagens que se seguirão. Se você, de alguma forma, está sendo levado a rejeitar aquilo que creu até esse dia para ficar unicamente com o que Deus disse, confesse seu pecado de crer indevidamente nEle e suplique o Seu perdão. Se achar por bem, avise-nos também para que sejamos um instrumento do Senhor para fortalecimento de sua fé. Procure uma igreja fiel aos princípios bíblicos, examine sua bíblia diariamente, e assim entenderá melhor a vontade do Senhor.

Que Deus abençoe a sua vida.
“A Ele seja sempre, toda a honra e glória, hoje e eternamente. Amém”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário