A maravilhosa Graça de Deus



“A Deus seja sempre a honra e a glória, hoje e eternamente. Amém!”
Pr. Fábio Veríssimo Ancelmo

Mais uma vez gostaria de chamar a atenção do leitor para meditar nas passagens bíblicas abaixo. Se você já fez isso na mensagem anterior e ainda luta para entender e crer na palavra de Deus, faça isso por mais alguns momentos para que possa entender perfeitamente o plano de Deus para a salvação de sua vida. Sua vida com Cristo por toda a eternidade depende de crer nEle como diz as Escrituras: “Quem crê em mim, como diz a Escritura” João 7:38, foi o que disse Jesus Cristo. Se você já confessou a Cristo como seu ÚNICO, SUFICIENTE e TODO-PODEROSO SALVADOR negando todas as demais coisas que, segundo os homens, pode de alguma forma ajudar na salvação, separe um tempo também para meditar nesses versículos para fortalecimento de sua fé e relembrar quão grande amor Cristo tem por você.

Tiago 4:4: “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”

Romanos 8:7-8: “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à Lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”.s, sendo nCristo morreu por nser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus"

Romanos 5:8: “Mas Deus prova o seu amor por nós, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”

João 15:16: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça”

INTRODUÇÃO

Na mensagem anterior iniciamos o assunto sobre a Graça de Deus que resgata o homem da condenação que seus feitos merecem mostrando a distinção entre GRAÇA e MISERICÓRDIA.

Somente o filho de Deus pode participar da Graça Salvadora de Cristo. Os demais homens, que não “foram feitos filhos de Deus” podem participar da misericórdia divina, recebendo aquelas bênçãos temporais nesta vida, sem jamais se ver livre da condenação de seu pecado para poder participar da vida eterna nos céus.

Até a mensagem “Nem todo o que me diz: SENHOR, SENHOR! Entrará no reino dos céus” procuramos demonstrar o que Deus diz acerca daquelas coisas que são objetos da fé do homem, mas que não tem poder algum para salvá-lo. Crer em qualquer daquelas coisas é desprezar a morte de Cristo naquela cruz. E nenhum homem será salvo crendo que suas obras têm valor igual ou superior à obra que Cristo fez na cruz por nós, mesmo que confesse crer também em Sua morte e ressurreição.

Nada, além da morte e ressurreição de Cristo, tem poder para pagar a dívida que depõe contra todo homem e salvá-lo.

Poderia alguém pensar: “Então ninguém pode ser salvo, visto que tudo aquilo que a grande maioria dos homens crêem não pode salvá-los!”. Isso não é verdade! Vimos na mensagem anterior que “as coisas que são impossíveis ao homem são possíveis a Deus” – Lucas 18:27

É impossível ao homem salvar a si mesmo por mais que ele se esforce. Mas o que é impossível ao homem é possível a Deus porque Ele tudo pode.

Foi Ele e não nós quem criou todas as coisas. Pense: como é possível tirar do nada todo esse universo que conhecemos tão pouco? Os homens lutam com diversas teorias para poder explicá-lo sem chegar a uma conclusão certa, mas para Deus bastou pronunciar poucas palavras para que tudo viesse a ser feito.

Da mesma forma, aquilo que parece impossível ao homem ser feito é também Ele o único capaz de realizar. É o único capaz de libertar o homem da condenação do inferno que a todos os homens é imposta por conta do pecado:

“Porque o SALÁRIO {o seu pagamento} do pecado é a MORTE, mas o DOM {presente} GRATUITO de DEUS é a VIDA ETERNA, POR CRISTO JESUS nosso SENHOR” – Romanos 6:23

Como Deus faz isso? É o que começaremos a estudar a partir de hoje.

O que nos cumpre no momento a dizer é que a salvação do homem SOMENTE é POSSÍVEL por conta da GRAÇA de Deus. Não houvesse Deus na eternidade passada amado o homem e desejado salvá-lo, nunca teria proporcionado os MEIOS de salvação que é pela fé na morte e ressurreição de Cristo que recebemos a partir da ação do Espírito Santo em nossas vidas pela Palavra de Deus.

Parece difícil de entender ou de crer em tudo isso quando falamos assim, mas não é! Por isso, a importância de estudarmos, de meditarmos em cada aspecto da obra de salvação para que creiamos naquilo que é VERDADEIRO acerca da salvação.

A Maravilhosa Graça de Deus alcança o homem perdido

Qual o tamanho do pecado que pode ser perdoado por Deus? Teria algum tipo de homem que a este seria IMPEDIDA a SALVAÇÃO por conta de sua condição? Essas são perguntas que você precisa responder. Se não sabe as respostas, precisa encontrá-las nas Escrituras para saber se você pode ser salvo.

Quando falamos da condição do homem, vimos pela Palavra de Deus que: “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” – Romanos 3:23, e que “nascem todos mortos em ofensas e pecados” – Efésios 2:1, 5.

Perceba que quando Deus diz que o homem nasce morto, Ele diz que nascemos mortos em ofensas e pecados (no plural). Enquanto não somos convertidos à Cristo, nossa natureza é voltada à prática do pecado (no plural). Nós nascemos naquela condição que é mencionada nos versículos de introdução a essa mensagem que diz:

“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” - Tiago 4:4

Enquanto o homem não abandona este mundo (o padrão de viver contrário a vontade do Senhor) para servir ao Senhor (isso é arrependimento: mudança no íntimo que reflete na vida prática) somos inimigos de Deus. Essa mudança só é operada quando o homem crer VERDADEIRAMENTE e UNICAMENTE em Jesus Cristo. Por pouco ou por muito tempo, seguimos o curso deste mundo sem o conhecimento do Deus verdadeiro e de Sua vontade e todos fomos, por pouco ou por muito tempo, inimigos de Deus.

“Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à Lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus” - s, sendo nCristo morreu por nser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" Romanos 8:7-8

Embora alguns homens tentem agradar a Deus de alguma forma, antes de crer plenamente em Jesus Cristo é isto impossível porque não podemos agradar a Deus estando na carne.

Agora, a verdade é que todos os homens, em todos os tempos e em todos os lugares estão debaixo do que diz esses versículos, ou seja, são INIMIGOS de Deus e INCAPAZES de AGRADÁ-LO.

Se você viveu, por pouco ou por muito tempo, afastado do que Deus disse, daquilo que Ele nos revelou acerca de Sua vontade (que encontramos na bíblia), você viveu afastado de Deus e, portanto, era amigo do mundo e SEU inimigo. Se você ainda não creu em Cristo, como diz a Escritura, você é ainda inimigo dEle.

Esses versículos são importantes para que possamos entender um pouco melhor o tamanho da GRAÇA de Deus. Quem salvaria um inimigo seu de levar uma bala na cabeça e morrer na guerra? Quem salvaria aquele que rejeita a sua instrução para viver uma vida dissoluta e perdida nesse mundo? Quem salvaria aquele que não pode oferecer nada em resgate de sua vida, mas que dia-após-dia, momento após momento, tem lhe ofendido, rejeitado o seu amor, recusado o seu socorro? SOMENTE DEUS faz isso com o homem.

João 3:16 diz que: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” e em Romanos 5:8 diz que “Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores {inimigos}

Deus não diz que Cristo morreu por nós porque viu que iríamos crer nEle. Não diz também que Cristo morreu por nós porque éramos de alguma forma melhor que os demais homens, mas diz que Cristo morreu por nós sendo nós AINDA pecadores.
s, sendo nlguma forma melhor que os demais homens, mas diz que Cristo morreu por ns.
 revelou acerca de Sua vontade (que encont
Também diz em João 15:16: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei”. Veja que não somos nós que escolhemos a Cristo, antes Ele nos escolheu.

O que oferecemos a Ele para que Ele desejasse nos escolher? Nada. Ele o fez SOMENTE por Sua Graça, por seu Amor. Quando lemos nas Escrituras o que Deus diz acerca da condição do homem, e lemos, nas mesmas Escrituras, que Ele salva esse homem para tirá-lo dessa condição sem que esse homem pudesse oferecer qualquer coisa agradável a Ele, temos uma melhor compreensão da Graça e do Amor de Deus por nós.

“Deus me amou de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito para que eu creia nEle, e crendo nEle não morra, mas tenha a vida eterna” – Paráfrase de João 3:16.

“Estando nós AINDA mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graças sois salvos)” - Efésios 2:5

A primeira parte do versículo de Efésios só pode ser aplicada àqueles que já foram salvos. Aqueles que ainda não crêem em Deus como diz a Sua palavra CONTINUAM mortos em suas ofensas e pecados e não foi ainda vivificado com Cristo. Você precisa crer que é pela Graça de Deus que você será salvo para que a morte espiritual não venha sobre ti a condená-lo eternamente.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” - Efésios 2:8-9

A Graça de Deus demonstrada na Ceia do Senhor

Cristo nos ensinou a celebrar a Ceia em substituição à festa da páscoa judaica. É preciso dizer que ela não é Santa, pois se considerarmos a ceia santa estaríamos considerando que juntamente com Cristo ela teria algum poder para nos ajudar na salvação. Portanto, não é um sacramento, não confere graça, perdão ou santificação.

Não, a Ceia não é Santa. Santo é o Senhor da ceia, mas ela em si mesma não tem valor algum para nossa salvação. O seu valor está em fazer relembrar à igreja de Cristo aquele momento da crucificação, onde vemos a demonstração plena do Amor e da Graça de Deus em favor do homem.

Momentos antes da crucificação e depois de instruir os apóstolos acerca do que deveria ser observado na ceia, Cristo se retira para o Monte das Oliveiras, e ali em oração pede a Deus: “Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua”Lucas 22:42. Um anjo aparece para o fortalecer – v. 43: “E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia”, e depois é dito que “posto em agonia, orava mais intensamente, e o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até o chão” – v. 44. Logo em seguida é preso, torturado, humilhado e crucificado. Estando ali quase à morte, mais uma vez dirige-se a Deus e diz: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”Lucas 23:34.

Não há como explicar um amor como esse, não há como explicar com palavras humanas tão grande salvação. Suportar o dilaceramento de seu corpo, humilhação, agonia, tudo para nos resgatar da condenação que somos merecedores. Somente pela Graça de Deus e um amor inexplicável tal qual Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito demonstraram é que podemos ser salvos.

Imagine o criador ser confortado (fortalecido) por uma de suas criaturas (um anjo) momentos antes de seu sofrimento. Que terrível agonia Cristo sofreu naquela cruz quando a punição que eu merecia caiu sobre Ele. Que terrível agonia sofreu Ele momentos antes da crucificação sabendo o que lhe aguardava.

Ainda que fosse terrível todo esse sofrimento, Ele o suportou para comprar-nos, resgatar-nos de nossa condenação.

Como pode o homem querer colocar qualquer esforço, qualquer outra coisa juntamente com a morte de Cristo ali na cruz para a sua salvação? Cristo morreu por nós, já lemos isso. Cristo não morreu pela vontade de Pilatos ou dos judeus, mas Ele se ofereceu para morrer naquela cruz para que os nossos pecados fossem nele punidos e fôssemos salvos de nossa condenação.

O pão e o vinho na Ceia continuam a ser pão e vinho antes, durante e depois da Ceia. Não há nada neles que os torne especial, a não ser o fato de ser pão sem fermento que representa a vida de Cristo sem pecado algum, e o vinho que representa o sangue puro de Cristo, imaculado, derramado para perdão de nossos pecados.

Os elementos da ceia não passam de símbolos. Cristo ensina: “fazei isto EM MEMÓRIA de mim” Lucas 22:19. Tomando-os e comendo-os não ficamos mais ou menos santos ou salvos do que éramos antes. A importância da Ceia está no fato de que nesse momento relembramos a morte, o sacrifício, de Cristo e a anunciamos a todos a salvação pela sua morte e ressurreição até que Ele volte.

É pelo sacrifício de Cristo que temos o perdão de nossos pecados, e por sua ressurreição que temos a garantia da vida eterna. Ele está vivo, assim como concede a vida a todos quantos crêem em seu nome.

CONCLUSÃO

Todo aquele que confessar a Cristo como o seu Salvador aceitando tão grande amor que Ele demonstrou na cruz será salvo, será alcançado pela GRAÇA de Deus.

Graça não é apenas um favor imerecido como alguns tentam explicar. É muito mais que isso. A GRAÇA de Deus se revela em que Ele para salvar um inimigo, enviou o Seu Filho para morrer na cruz. GRAÇA é Cristo se entregando para sofrer terrível agonia em nosso lugar. Graça é o Espírito Santo de Deus revelar tudo isso aos homens quando nós amamos mais a este mundo que a Deus. Isso é Graça. Isso é o que Deus faz por você.

Rejeite a tudo o que antes você cria como necessário para a sua salvação e que Deus diz não ter poder para te salvar. Creia que será salvo pela Graça de Deus, assim como muitos já foram salvos. É assim que Deus nos ensina. É assim que você pode ler em sua bíblia e confirmar tudo o que foi escrito até aqui.

Encorajamos a você a crer dessa forma porque é a ÚNICA forma de se livrar da condenação que está sobre você ainda e ter vida eterna ao lado de Cristo.

“Creia no que Deus diz e será salvo” – Paráfrase de Atos 16:31
“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” – Atos 16:31

“A Deus seja toda a honra e glória, hoje e eternamente. Amém!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário