O que Deus fez (e faz) para salvar o homem


SALVAÇÃO
A maravilhosa Graça de Deus
O que Deus fez (e faz) para salvar o homem

“A Deus seja toda a honra e glória, hoje e eternamente. Amém”
Pr. Fábio Veríssimo Ancelmo

A salvação é, sem dúvida, a mais grandiosa obra de Deus que se pode notar nessa terra com relação à vida do homem. Já dissemos antes, que não há nada mais IMPORTANTE e NECESSÁRIO para a vida do homem que entender e crer nesta verdade, na verdade sobre a SALVAÇÃO em Cristo Jesus, pois disso depende toda a eternidade do homem ao lado do SENHOR, uma eternidade repleta de bênçãos, para a qual convidamos a todos que tomarem conhecimento dessas mensagens que participem crendo em Jesus Cristo como o Seu Salvador, recusando todos os outros meios ou pessoas que supostamente poderiam ajudar na salvação.

Infelizmente, não são todos os homens que terão a bem-aventurança de viver ao lado de Cristo, pois não crêem no que Deus diz aos homens (leia as primeiras mensagens para entender melhor sobre porque eles não poderão viver eternamente ao lado de Cristo). Rejeitar as verdades das Escrituras é fazer-se duas vezes mais merecedor do inferno, pois lhe foi dada por Deus uma oportunidade preciosa de ter paz com Ele.

Nossa meditação de hoje nos faz pensar no que Deus fez (e faz) para salvar o homem. O propósito desta mensagem é levá-lo a refletir sobre o amor de Deus por você. Diante dessas revelações nenhum homem poderá ficar isento de uma decisão. Nossa oração é para que você, assim como muitos já fizeram, creia em Cristo como ÚNICO, SUFICIENTE e TODO-PODEROSO SALVADOR.

Comece meditando nos versículos abaixo que falam da grandeza desse amor pelo homem perdido.

Isaías 53:10: Todavia, ao SENHOR {Deus-pai} agradou moê-lo {Cristo, Deus-filho}, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão{Deus não diz que teve prazer no sacrifício de qualquer outro homem para sua própria salvação, mas diz que se agradou do sacrifício de Cristo que foi posto para perdão dos pecados de outros. Pense nisso}

Filipenses 2:8: E, achado na forma de homem, {Jesus Cristo} humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz{Deus não diz que qualquer outro homem, ou mulher, tenha feito um sacrifício tal como este para resgatar um inimigo seu. Também não diz que qualquer outro sacrificou-se a si mesmo para salvar-se e que o tal tenha sido aceito, mas diz que Cristo submeteu-se à morte de cruz para resgatar o homem pecador}. Veja ainda: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” – Romanos 5:8.

Pense na grandiosidade do amor de alguém que o pudesse levar a oferecer seu filho em sacrifício para a salvação de um inimigo. Pense no amor de alguém que pudesse se oferecer em resgate de um inimigo sabendo os terríveis sofrimentos que deveria suportar para que o seu inimigo fosse perdoado. Você faria isso? Deus fez isso por você. Pare e medite nisso. Continue essa mensagem somente depois de pensar no momento da crucificação de Cristo: em Deus punindo os pecados dos homens em Cristo; em Cristo sofrendo pelos pecados dos homens; em Deus oferecendo seu filho à morte para resgatar o homem; em Cristo submetendo-se à vontade do Pai para que o homem, que se fez seu inimigo, fosse salvo. Essa é prova de verdadeiro AMOR.

INTRODUÇÃO

Deus planejou a criação do mundo e nele pôs o jardim do Éden para receber o homem que fora criado após todas as coisas estarem concluídas para que pudesse recebê-lo e dar-lhe condições de vida. Após Deus ter feito todas as coisas necessárias para que a vida do homem fosse possível, para que o homem também tivesse comunhão com o seu Criador, ali no Éden, no jardim de Deus, o homem que fora criado sem pecado, quis fazer o que era agradável a si mesmo, desobedecendo a Deus, seu criador, assumindo a conseqüência de seu erro, ou seja, a morte, da qual fora prevenido com antecedência.

“E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, CERTAMENTE MORRERÁS” – Gênesis 2:16-17

Preferiu Adão (e cada um de nós, individualmente, em algum tempo fizemos isso) dar ouvidos à voz da serpente a ser obediente, a ser submisso a Deus. Tornou-se indigno do amor divino e merecedor da condenação que o aguardara. Fora avisado do perigo e de suas consequências eternas, ainda assim preferiu provar e sofrer a pena.

A este homem que desprezou o amor de Deus, seu cuidado, sua proteção, Deus ofereceu a salvação para que ele não tivesse que sofrer a pena que seus atos mereciam. Como temos visto, isso é graça: é Deus dando ao homem e fazendo pelo homem aquilo que era impossível ele conseguir por si mesmo, ou seja, a salvação. Isso Ele faz por todo aquele que se arrepende e crê.

Deus não somente oferece a salvação como fez (e faz) todas as coisas necessárias para resgatar esse homem. O homem que ouve a mensagem de salvação e recusa torna-se mais culpado ainda, pois que já é culpado por pecar contra Deus e, por isso, é merecedor da morte, do infernoRomanos 6:23 (“Porque o salário do pecado é a morte), assumindo maior culpa ainda por recusar a salvação por Ele oferecida e realizada naquela cruz.

Cristo disse para as cidades de Corazim e Betsaida que haveria maior rigor para elas no dia do juízo que para as cidades de Tiro e Sidom, porque se nessas cidades tivessem sido feitos os milagres que ali se operaram muito teriam se arrependido:

“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza. Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós. E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti”
Mateus 11:21-24

Mas, ao homem arrependido que crê no sacrifício de Cristo e em sua ressurreição, Deus opera na vida desse homem indigno de seu amor, algo maravilhoso, algo que não tem preço e que não tem como alcançar por seus próprios esforços, que é a salvação. Até mesmo os anjosdesejam bem atentar para estas coisas
I Pedro 1:12.

A humilhação de Cristo

Os versículos que lemos ao início falam da humilhação de Cristo na cruz, de seu sofrimento, TUDO o que Ele fez para resgatar o homem que confia em seu poder de salvar, que crê que Cristo morreu naquela cruz para que o seu pecado (não o de Cristo, mas o nosso) fosse punido. Não como explicar ao certo o amor de Deus pelo homem que fez com que seu filho único e legítimo fosse sacrificado, fosse sobre Ele lançado o nosso pecado, para que morrendo Ele, o nosso pecado fosse punido e nós tivéssemos o perdão.

“Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” –
II Coríntios 5:21

Cristo não morreu por uma mera fatalidade ou pelo desejo dos judeus, mas segundo determinado por Deus para que não tivéssemos nós que pagar merecidamente por nossos pecados, mas termos o perdão deles:

“Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel; para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer” – Atos 4:27-28

Deus planejou a nossa salvação por meio da morte de seu Filho. Compare com Isaías 53:5,6,10: “Mas ELE {Jesus} foi ferido por causa das NOSSAS transgressões, e moído por causa das NOSSAS iniqüidades; o castigo que NOS traz a paz estava sobre ELE {Jesus}, e pelas SUAS pisaduras {sofrimentos} FOMOS sarados. Todos NÓS andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR {Deus} fez cair sobre ELE {Jesus} a iniqüidade de NÓS todos... ao SENHOR agradou moê-LO, fazendo-O enfermar; quando a SUA alma se puser por expiação do pecado”.

Agora, também o sacrifício de Cristo seria em vão não houvesse Deus tomado providências para que o homem fosse convertido ao Senhor. Como estudamos, não tem o homem condições de escolher a Deus por si só. Deus mesmo é quem muda o coração do homem para que esse homem possa crer em Jesus Cristo, em sua morte e ressurreição, tal como é ensinado pelo próprio Deus na bíblia.

É uma que é crida não em que Jesus Cristo tenha morrido na cruz porque alguns homens maus o mataram, mas aquela que crê que o propósito da morte de Cristo na cruz foi pagar pelos nossos pecados e nos conceder a vida eterna por sua ressurreição, a nossa reconciliação com Deus.

A operação da salvação na vida do homem

Tendo feito todas as coisas necessárias para o perdão dos pecados dos homens na cruz, tomou Deus providências também para que sua graça fosse manifestada na salvação do homem. Como vimos, não tendo o homem condições em si mesmo para escolher crer em Cristo, Cristo nos escolheu para sermos dele:

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça” – João 15:16

“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça” – Efésios 1:4-7

Sendo nós ainda pecadores, inimigos de Deus, Ele nos escolheu para que fôssemos seus filhos.

Depois fez com que sua vontade fosse escrita para que pudéssemos reconhecer e crer naquele (em Cristo) que cumpriria todas as coisas morrendo na cruz para resgatar o homem: “Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram DA GRAÇA que vos foi dada, indagando a que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar”I Pedro 1:10-12.

Depois de registrada a sua vontade, enviou seu filho para que cumprisse efetivamente todas as coisas e tornasse possível a reconciliação do homem com Deus: “Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”Romanos 5:10.

Depois ainda, instituiu sua igreja para que ela continuasse a pregar a salvação: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”Mateus. 28:18-20; “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”- Marcos 16:15; “De sorte que a fé pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” - Romanos 10:17. Os homens somente crerão em Cristo se houver quem pregue, pois pelo ouvir da palavra de Deus é que o homem terá fé. A igreja cumpre esse propósito.

E, por fim, nos do seu Santo Espírito para que possamos, de fato, olhar para essas mesmas Escrituras que a grande maioria dos homens rejeitam e não fazer como eles, mas crer nelas: “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”João 3:5,6; “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem” João  7:38-39.

Resumidamente: Deus deu sua Palavra, por meio da qual conhecemos sua vontade e sabemos o que Ele fez para nos salvar; enviou Jesus Cristo para morrer naquela cruz, para perdão de nosso pecado, ressuscitou-o, vencendo a morte, para que tivéssemos vida, e vida eterna; e por meio da pregação de sua palavra e a ação do Espírito de Deus, cremos em Jesus Cristo.

Na cruz, Cristo fez todas as coisas necessárias para que o nosso pecado fosse perdoado. Além disso, Deus continua a trabalhar para salvar o homem.

Por que falar sobre isso? Primeiro para que fique claro para a mente de todos os homens: não nada que possamos fazer para ajudar a nossa salvação, pois SOMENTE Deus pode salvar; Segundo para que olhemos para Deus e sejamos eternamente gratos a Ele porque nada deixou de fazer para que fôssemos resgatados e pudéssemos viver com Ele. Que maior amor que esse que deu todas essas bênçãos para resgatar o homem, alguém que se fez Seu inimigo?

Não sabemos quando será operada por Deus a salvação na vida de um homem. Pode ser que seja como foi com o malfeitor da cruz que, momentos antes de morrer, confessou que Cristo é o Senhor e suplicou por seu perdão. Pode ser que Deus chame o seu servo como fez com o profeta Samuel ainda muito jovem. Mas, quando o Senhor chamar o homem e dar-lhe do teu Santo Espírito esse homem não fugirá, mas se prostrará em adoração ao único Salvador. Foi assim com Paulo, com Zaquel, Samuel, Abraão, Moisés, com os discípulos de Cristo, foi também com cada um de nós.

A SALVAÇÃO DAS ALMAS

Deve ser o nosso maior desejo a salvação das almas daqueles que visitam nossas igrejas, também de nossos parentes, amigos e de todos quantos Deus colocar diante de nós. Em todo o processo de salvação, Deus se agrada que os seus filhos, que a sua igreja participe por meio da pregação do evangelho. Nenhum de nós confessaria a Cristo como Salvador se outro não houvesse pregado o evangelho a nós.

Nenhuma alma será convertida se não pregarmos o evangelho a eles. Deus fez todas as coisas para a nossa salvação, inclusive enviar pastores e missionários por suas igrejas, para que pregando o evangelho crêssemos em Jesus Cristo.

Deus tem concedido a nós também a mesma oportunidade de trabalhar e pregar o evangelho a toda criatura. Deus tem concedido a nós a oportunidade de cooperar com a salvação de nossos amigos, parentes, vizinhos e sermos recompensados por isso. Deve ser o nosso desejo e a nossa dedicação em fazer cumprir com a missão a nós confiada:Ide e pregai o evangelho a toda a criatura.

Deus fez tudo o que era preciso para o resgate da minha alma. O mínimo que posso fazer agora é cooperar para a salvação de outros. Devo examinar e fazer tudo o que posso para que aqueles que estão perto de mim ouçam da Palavra de Deus porque somente assim poderá ele, pela graça de Deus, ser salvo.

Veja quão grande é o amor de Deus por você que tem colocado no coração da igreja de Cristo um amor inigualável também que nos faz ser instrumentos de Deus para buscar o que ainda está perdido.

CONCLUSÃO

Se você ainda não tem a certeza de sua salvação, temos visto que Deus promete salvar todo aquele que crê em seu filho Jesus. A promessa de salvação de Deus é para toda a eternidade. Não como perdê-la.

Depois de notar tudo o que Deus fez por você sendo você ainda inimigo de Deus, depois de refletir nas provas que mostram quão grande amor teve por você e tudo o que Ele fez para te resgatar o que deve você fazer? Ore, suplique dEle o perdão, creia em seu Filho e será salvo: “Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo”Atos 16:31.

Veja quanta coisa Deus tem feito e faz ainda para que você seja um filho dEle.

Há um hino que cantamos que diz no seu refrão: “Meu amigo, hoje tu tens a escolha: Vida ou morte, qual vais aceitar? Amanhã pode ser muito tarde, Hoje Cristo te quer libertar”. Reflita em tudo o que leu até agora. Esperamos que você também creia em Jesus. Não demore a fazer isso “Amanhã pode ser muito tarde, Hoje Cristo te quer libertar”.

Se você é salvo, se já tem a certeza de sua salvação eterna, o que você tem feito para cooperar com a salvação de seu próximo? Ore a Deus, busque saber qual é a sua parte no cumprimento da missão dada à igreja, e faça o que Deus pede de você.

“Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara”- Lucas 10:2

Tome parte nessa grande, importante e maravilhosa missão confiada por Deus a seus filhos.

Que Deus os abençoe.

“A Ele seja toda a honra e glória. Hoje e eternamente”

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Fica na cidade de Pompéia, interior de São Paulo. Bem no centro da cidade. Fácil de achar. Rua Humberto Polizio, 391

      Excluir