“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus”



 “A Deus seja sempre a glória e a honra, hoje e eternamente. Amém”
Pr. Fábio Veríssimo Ancelmo

Mateus 7:21-23: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor!  Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”

Proposição: “Não são todos os cristãos que serão salvos. Uma vez que a salvação não é por obras não será pelo muito fazer entre aqueles que professam o cristianismo é que serão salvos”

INTRODUÇÃO

Até o momento temos procurado expor aquelas coisas (práticas e fé) que não têm condições de salvar o homem. São muitos os homens e mulheres que depositam sua fé nessas coisas acreditando estarem agradando a Deus, mas que naquele dia (o dia em que todos se encontrarão com Cristo, ninguém faltará ao julgamento final – veja Romanos 14:12 e Apocalipse 20:11-13) ouvirão dEle: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”.

Parece uma palavra dura. De fato ela é. Mas, não tenha a dureza dessa palavra no fato de terminar a expressão com a palavra iniqüidade. Iniqüidade é errar com a lei, é transgredir a vontade do SENHOR, e isso todos os homens um dia já fizeram (veja mensagem “A condição do homem diante de Deus”). A dureza da palavra de Cristo está em que muitos homens que imaginavam estar cumprindo com a vontade de Deus serão surpreendidos com um “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim” e descobrirem que suas ações não passaram de “práticas de iniqüidade”.

“De maneira que CADA UM DE NÓS dará conta DE SI MESMO a Deus” – Romanos 14:12

“E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E VI OS MORTOS, GRANDES E PEQUENOS, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E OS MORTOS foram JULGADOS pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo AS SUAS OBRAS. E deu o mar OS MORTOS que nele havia; e a morte e o inferno {hades} deram OS MORTOS que nele havia; e foram JULGADOS CADA UM segundo AS SUAS OBRAS” – Apocalipse 20:11-13

Encerraremos com esta mensagem esse primeiro bloco de mensagens sobre a SALVAÇÃO que procura expor aquelas coisas que não podem salvar o homem. O propósito dessas mensagens é procurar levar o leitor a crer UNICAMENTE em Jesus Cristo, seu sacrifício (morte, sepultamento e ressurreição), que é o ÚNICO que pode salvar. Mas, não poderíamos encerrar essa parte sem antes avisar a todos aqueles que professam ser cristãos (entre eles os evangélicos) que muitos ouviram de Cristo: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim”.

Em nossa sociedade altamente cristianizada há uma falsa esperança de salvação que se fundamenta no fato de estar apartada dos misticismos das religiões afro-orientais (com seus cultos e rituais) e apegada a muitos objetos de fé cristãos (os apóstolos, a cruz, o batismo, a ceia – tratada como santa por muitos grupos religiosos, e muitas outras coisas) que igualmente não tem poder de salvar. Enganam-se aqueles que foram batizados numa igreja cristã que o seu batismo ou o seu serviço cristão são provas de sua salvação.

A advertência de Cristo é para todos os cristãos: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus”. São muitos os homens que estão falando do nome do SENHOR, mas Cristo diz que nem todos entrarão no reino dos céus. Essa advertência não é para aqueles que estão cultuando outros deuses, mas para aqueles que imaginam estar cultuando ao Deus que a bíblia revela.

O engano na mente dos homens

Os homens que não conhecem a bíblia, e entre eles estão muitos cristãos evangélicos, estão enganados acerca de muitas coisas. Gostaria que você examinasse cautelosamente o que será exposto com a sua bíblia em mãos. Quero aqui poder esclarecer pontos estranhos que têm sido incorporados à fé cristã (bíblica e verdadeira) e não afrontar a sua fé. Não tome as palavras que se seguirão como um ataque, mas veja nelas a exposição do texto bíblico. Portanto, examine o que está escrito comparando sempre com o que a bíblia diz.

Um dos enganos perpetuados entre todos (ou a grande maioria) os homens é que todos os homens são filhos de Deus. Não é isso o que Deus diz. A bíblia chama os homens de filhos da desobediência, filhos da ira, filhos do maligno, filhos do diabo em oposição aos filhos de Deus. Deus nos diz que há os seus filhos sim, mas também diz que há filhos que não pertencem a Ele, pertencem ao maligno. Veja algumas passagens:

“Nisto são manifestos os FILHOS DE DEUS, e os FILHOS DO DIABO” I João 3:10

“Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA, entre os quais TODOS NÓS ANTES ANDÁVAMOS {ou seja, não andamos mais entre os filhos da desobediência} nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e ÉRAMOS por natureza FILHOS DA IRA, como os outros também” – Efésios 2:2,3

“Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA. Portanto, não sejais seus companheiros {não sejais companheiros dos filhos da desobediência}. Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como FILHOS DA LUZ” – Efésios 5:6-8

Cristo disse: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai” – João 8:44

Nem todos são filhos de Deus, pelo contrário, a grande maioria não é. Como ser aceito nos céus por Deus, o Pai, sem ser seu filho? Impossível!

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de SEREM FEITOS FILHOS DE DEUS, aos que CRÊEM NO SEU NOME” – João 1:12

Para ser feito filho de Deus é preciso crer em Jesus Cristo, não no batismo, no “dom de línguas”, na ceia tomada, ou qualquer serviço que você possa fazer na igreja. Devemos crer somente em Jesus Cristo.

Outro engano dos homens está em que alguns dizem que é preciso ser batizado para ser salvo, por isso, muitos grupos de religiosos cristãos batizam seus filhos tão logo nasçam. Outros, mesmo que não batizem seus filhos recém-nascidos, associam o batismo à salvação. Usam para sustentar essa doutrina a passagem em que Cristo diz: “Quem crer E FOR BATIZADO SERÁ SALVO; mas quem não crer será condenado” – Marcos 16:16.

Dizem que a passagem é muito clara, pois foi o próprio Senhor Jesus quem disse: “Quem crer e for batizado será salvo”. Peço que examine cuidadosamente o texto. Segundo o que lemos, apenas nesse versículo, aquele que crer e for batizado será salvo. Também lemos nele que aquele que não crer será condenado. São duas situações possíveis: quem crer e for batizado e quem não crer. Será que não existe outra situação possível? E se o homem crer e não for batizado, qual é a condição dele? Meio salvo e meio condenado? Será que foi salvo ou será que foi condenado? O que salva é o batismo? Mas, e se ele não crer e for batizado? Então a fé é quem salva? Perguntamos então: e se não tiver condições de ser batizado?

Perceba como é complicado sustentar uma doutrina tal como esta com apenas um texto bíblico. Mesmo que utilizem outros, ainda serão poucos e difíceis de esclarecer as perguntas acima. É, por isso, que não podemos pegar um versículo isolado das Escrituras e fazer dele uma doutrina. Todo o restante do evangelho de Marcos, os demais evangelhos e a bíblia toda ensinará que a salvação é pela fé, sem a necessidade do batismo. Veja, por exemplo, Efésios 2:8-9.

“Porque pela GRAÇA sois salvos, por meio da FÉ; e isto não vem de vós, é DOM de Deus. Não vem das OBRAS {inclui-se aqui o batismo e a ceia}, para que ninguém se glorie” Efésios 2:8-9

O versículo seguinte dessa passagem ajuda-nos a explicar facilmente o que Marcos quis nos ensinar: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para AS BOAS OBRAS {inclui-se aqui o batismo e a ceia}, AS QUAIS Deus preparou para que andássemos NELAS” – Efésios 2:10. Se houver oportunidade para que o homem seja batizado, e participe também da ceia, deve ele fazê-lo, não para a sua salvação, mas para a obediência à ordenança que Cristo deixou para a sua igreja. Isso era o que Marcos queria ensinar. Não discutiremos aqui o propósito do batismo, quem pode ser batizado e quem pode batizar, além de como deve ser realizado o batismo. Se houver interesse do leitor em entender melhor o assunto, recomendo o estudo “O Batismo Bíblico”, do Pr. Gilberto Stefano, disponível na internet, entre outros estudos muito bons de outros autores sobre o assunto. A seu tempo, e se Deus nos permitir, publicaremos também estudo a respeito.

A ceia, da mesma forma que o batismo, não tem poder algum para perdoar pecados. Cristo nos ensina a celebrá-la em memória de seu sacrifício e não para conferência de novo perdão. Veja, por exemplo: Lucas 22:19: “E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. O pão sem fermento (a hóstia, a bolacha de água e sal, ou outro elemento usado nesse momento) não se transforma no corpo de Cristo, nem o vinho (ou o suco de uva) em seu sangue, pois que todos os elementos continuam da mesma forma como assim foram feitos. Os apóstolos não comeram o corpo de Cristo, mas comeram pão ázimo (sem fermento) e beberam vinho (não o sangue de Cristo). Tudo foi feito “em memória”. Assim é hoje feito, em memória de Cristo.

O sacrifício de Cristo na cruz é que perdoa os nossos pecados. O batismo e a ceia não podem conferir graça, perdão ou qualquer tipo (por menor que seja) de alívio de nosso pecado, veja I Pedro 2:24:

“Levando ele mesmo EM SEU CORPO os nossos pecados SOBRE O MADEIRO, para que, mortos para o pecado, pudéssemos viver para a justiça; e PELAS SUAS FERIDAS fostes sarados {perdoados}” – I Pedro 2:24

Enganos maiores que esses ainda

Apesar desses três enganos mencionados acima serem decisivos para a perdição da alma do homem, pois que o impede de crer em Jesus Cristo como único SALVADOR, há outros maiores ainda. O salmista diz: “Um abismo chama outro abismo” Salmos 42:7. A falta da compreensão exata do que Deus revela ao homem quanto à sua filiação, ao batismo e a ceia leva a desvios doutrinários maiores ainda, embora aqueles que os pratiquem imaginem estarem prestando grande serviço ao SENHOR.

Paulo disse isso acerca dos judeus: “Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento” – Romanos 10:12. Ele mesmo fez muitas coisas imaginando estar servindo ao SENHOR quando, na verdade, estava lutando contra a vontade dEle. Disse o apóstolo Paulo: “Bem tinha eu imaginado que contra o nome de Jesus Nazareno devia eu praticar muitos atos” – Atos 26:9, atos de que se arrependeu depois: “A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade” I Timóteo 1:13.

Muitos há que imaginam estar fazendo grandes obras para o SENHOR, mas estão lutando contra a Sua vontade.  Que o SENHOR lhes conceda o arrependimento para conhecerem a VERDADE.

A partir desse ponto, quero voltar novamente à passagem citada ao início:

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor!  Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” – Mateus 7:21-23

Essa palavra é agora dirigida aos cristãos evangélicos que estão trabalhando muito em nome do SENHOR. Diz o SENHOR que: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?”. Veja que MUITOS estão fazendo MUITAS coisas, mas NENHUM deles será aceito pelo SENHOR.

Queria chamar a sua atenção para esta questão: não é porque há curas, há milagres inexplicáveis (sobrenaturais), expulsão de demônios que há ali a VERDADE acerca da vontade do Senhor, especialmente quanto à salvação.
Cristo nos dá esse alerta imediatamente depois de falar dos falsos profetas, veja o versículo 15 e 16: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis”.

Medite na passagem: Para que frutos Cristo nos ensina a olhar para identificarmos o falso profeta? No contexto de Mateus 7 para as profecias, expulsão de demônios e muitas maravilhas em detrimento da Palavra do Senhor: “Todo aquele, pois, que escuta ESTAS MINHAS PALAVRAS, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente” Mateus 7:24. De que palavras Cristo está falando que devemos escutar? Daquelas que falam dos falsos profetas, do último dia e do homem prudente, ou seja, o contexto de Mateus 7, e estas palavras dizem que “Muitos dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?”.

Com o passar dos dias e a aproximação da volta de Cristo, muitos sinais inexplicáveis, sinais sobrenaturais, aumentarão em quantidade e em grandiosidade que, se possível fosse, enganariam até os escolhidos: “Porque surgirão falsos cristos e FALSOS PROFETAS, e farão TÃO GRANDES SINAIS E PRODÍGIOS que, se possível fora, enganariam até os escolhidos” Mateus 24:24.

Todos os contextos bíblicos que nos ensinam sobre os últimos dias (sejam dos profetas, de Cristo, ou dos apóstolos) revelam que nesses dias multiplicarão os sinais miraculosos não para a glória de Deus, mas para que o Seu povo pudesse identificar o que é FALSO, não ser enganado e reconhecer que a volta de Cristo está próxima. A advertência de Cristo é para que os seus não se misturem ao engano, mas estejam preparados para resistir, pois ali não haverá pregação da verdadeira mensagem de salvação.

O falso não tem poder para revelar a VERDADE da Salvação e aqueles que forem achados crendo na FALSIDADE não serão salvos. Examine as Escrituras e verá que nenhum sinal miraculoso acompanhará a mensagem de salvação nos últimos dias. Examine as cartas que Paulo escreve a Timóteo com o fim de orientá-lo para o trabalho de pregação nos últimos dias e perceberá quão difícil será acreditar na exposição bíblica, mas será tão fácil acreditar em sinais espetaculares. Destaquemos alguns versículos, veja:

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos... e, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à VERDADE, sendo homens corruptos de entendimento e RÉPROBOS QUANTO À FÉ {Janes e Jambres foram os magos que com os seus falsos prodígios realizados diante de faraó e do povo egípcio resistiram a Moisés quando este foi enviado por Deus para operar os sinais para libertação do povo de Israel} – II Timóteo 3:1,2,8

“Porque virá tempo em que não suportarão a SÃ DOUTRINA; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da VERDADE, voltando às fábulas. Mas tu, SÊ SÓBRIO em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério” – II Timóteo 4:3-5

Veja que o contexto das duas passagens é o mesmo. Os sinais e prodígios realizados próximos à volta de Cristo não têm outro propósito que não enganar os homens que não creram na verdade. Veja:

“Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo, e pela nossa união com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, QUER POR ESPÍRITO, QUER POR PALAVRA, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto {Paulo escrevia aos tessalonicenses há, aproximadamente, dois mil anos}. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que ANTES venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição... A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, COM TODO O PODER, E SINAIS E PRODÍGIOS DE MENTIRA, e com todo o ENGANO DA INJUSTIÇA para os que perecem, porque não receberam o amor da VERDADE para SE SALVAREM” – II Tessalonicenses 2:1-3,9-10.

Para preparar o caminho do Anticristo e para que todos creiam nos sinais que ele operar é preciso que outros venham antes fazendo sinais menores, até o dia em que ele se revelar aos homens. Diante dos sinais que o anticristo fizer quem o rejeitará? Veja ainda Apocalipse 13:11-14:

“E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como um dragão. E exerce todo o poder da primeira besta em sua presença, e faz que a TERRA e OS QUE NELA HABITAM ADOREM a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada. E FAZ GRANDES SINAIS E PRODÍGIOS, de maneira que ATÉ FOGO FAZ DESCER DOS CÉUS À TERRA, à vista dos homens. E ENGANA os que habitam na terra com SINAIS que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta” – Apocalipse 13:11-14

Ninguém vos engane, o que vemos hoje é um prenúncio do que está por vir. Quando os homens se habituarem a ver feitos milagrosos, então virá um que fará sinais maiores ainda, e nele todos crerão. Disse Cristo que “farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”Mateus 24:24.

CONCLUSÃO

Depois da leitura desse texto pode ser que você venha a refletir sobre o perigo de se crer nos sinais. Aqueles que seguiram a Cristo por conta dos sinais, tão logo Ele começou a pregar a VERDADE, abandonaram-no e voltaram para trás – ver João 6:30 compare com João 6:60, 66:

“Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu?” – João 6:30

“Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?... Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele” – João 6:60, 66

Não são os sinais que você deve seguir, eles não devem ser a razão de sua fé, nem lhe devem apontar para onde você deve crer. Creia na simplicidade que há no evangelho: que Cristo morreu por seus pecados, que foi sepultado e ao terceiro dia ressuscitou vencendo a morte para lhe conceder vida eterna.

Minha oração é para que você entenda e creia nessa mensagem afastando-se do engano para que naquele dia não esteja entre os muitos que trabalharão ativamente usando o nome de Cristo, mas fazendo algo desaprovado por Ele e recebendo dEle: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim”.

De nada adiantarão as profecias, os muitos demônios expulsados ou os milagres feitos, pois eles não podem te salvar. São de nenhum valor para aquele que crê, pois já cumpriram o seu propósito à época de Cristo e dos apóstolos e o propósito desses sinais em nosso tempo não é outro que não seja revelar o que é FALSO.

Espero ter contribuído com você que confessa o nome de Cristo, mas talvez não tenha ainda crido nEle conforme as Escrituras. Investigue sua fé, confronte-a às Escrituras para que sejas achado naquele dia crendo no único DEUS que tem poder para salvar.

Continue a examinar as Escrituras, não rejeite a exposição bíblica, não aceite tudo o que os seus olhos vêem e não é possível ser explicado. Creia em Deus somente e em sua palavra para a sua salvação: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo” – Atos 16:31.

“A Ele seja sempre a glória e a honra, hoje e eternamente. Amém”

14 comentários:

  1. Concordo plenamente que não devemos querer encontrar Cristo através de milagres, curas, etc..., mas sim através de Sua Palavra, uma vez entendendo a obra da cruz a bíblia nos afirma que os sinais seguirão aos que creem fala de expulsar demônios, colocar as mãos sobre enfermos e eles ficarem curados, beber coisa mortífera e não nos fazer dano algum, Mc16v17 tudo isso é concequencia da salvação. Não podemos querer encontrar Cristo através de milagres, mas não podemos discredibilizar os milagres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado(a) amigo(a), fico feliz por saber que você concorda que devemos encontrar Cristo em Sua Palavra. Quanto aos dons, especificamente o texto que você cita Mc 16:17, não creio que eles sejam para os nossos dias. O texto de I Coríntios 12 a 14 que trata da manifestação dos dons na igreja, especificamente no capítulo 13, versículo 10, diz que "quando vier o que é perfeito {cremos ser a palavra de Deus, pois de outra forma o Espírito Santo diria "quem é perfeito"}, então o que o é em parte {os dons} será aniquilado {ou não mais necessário, cessado}. Ademais em Mateus 24, versículo 24, nosso Senhor nos adverte a tomarmos cuidado com os falsos cristos e falsos profetas que farão tão grandes sinais e prodígios {milagres inexplicáveis} que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Portanto, creio firmemente que tais dons não existam em nossos dias. Bom seria se pudéssemos conversar mais sobre o assunto, mas procure estudar sobre a manifestação dos dons nos últimos dias. Todos os textos serão de advertência à igreja para não segui-los, nem acreditá-los. Fique em paz e com o Espírito de Nosso Senhor.

      Excluir
  2. Graça e Paz. Esse texto precisa ser compartilhado com urgência! Muitas igrejas colocam um peso do evangelho nos fiéis, fazendo correr atrás da salvação pelas obras ao invés de crer somente no filho de Deus. A igreja batista sempre me ajudou a compreender muitos fatos nos quais antigamente tinha dúvidas.. A vida em Cristo deve ser levada à sério, porém com simplicidade, humildade e amor. Obrigado amados. Que Deus abençoe suas vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida irmã! Desculpe-me a demora na publicação de seu comentário e na resposta. Fico feliz em saber que de alguma forma o texto acima foi útil à compreensão da mensagem divina de salvação. Que Deus abençoe a irmã na compreensão de sua vontade.

      Excluir
  3. Muito obrigado! Me ajudou muito!
    Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Que Deus te abençoe também. Ficamos felizes por ser útil de alguma forma para glória de Deus.

      Excluir
  4. Muito obrigado! Esse texto me ajudou muito! Que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  5. gostei do estudo. gostaria de em estudo sobre apocalipse cap8 ver 10, 11 , 12e 13

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor. Obrigada por tão grande esclarecimento bíblico. Verdadeiramente precisamos estar alicerçados na Palavra de Deus, pois é o único caminho para nossa salvação. Jesus é o Verbo. Ele mesmo diz: Eu sou o caminho e a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Glória a Deus. Que o Senhor continue te abençoando sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Que mais almas tenham essa compreensão e sejam alcançadas por Cristo para a verdadeira salvação.

      Excluir
  7. Gostei muito! Que Deus continue abençoando grandemente. Precisamos estar atentos para não deixar de buscar o verdadeiro caminho que nos leva à Deus.

    ResponderExcluir
  8. Amém louvado seja o nosso senhor Jesus Cristo que Deus continue abençoando sua vida

    ResponderExcluir