A maravilhosa Graça de Deus - Graça e Misericórdia


GRAÇA E MISERICÓRDIA


“A Deus seja sempre toda a honra e glória, hoje e eternamente. Amém”
Pr. Fábio Veríssimo Ancelmo

Antes de fazer qualquer consideração acerca do assunto, gostaria de chamar a atenção do leitor para a Palavra de Deus e pedir-lhe que tome tempo para analisar/meditar o que as Escrituras dizem nos textos citados abaixo acerca do plano de Deus para a salvação do homem. Perceba quão grande é o amor de Deus por você fazendo tudo o que era necessário para resgatar a sua vida da condenação.

João 15:16: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça”
Romanos 5:8: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”
Tiago 4:4: “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”
Romanos 8:7-8: “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à Lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”
Isaías 53:10: Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão
Filipenses 2:8: E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz

INTRODUÇÃO

Até este ponto em nossas mensagens procuramos apresentar o que Deus diz acerca da condição do homem diante dEle, morto espiritualmente, sem condições de ser agradável a Deus com base em seus próprios esforços. Para este homem, por mais que lute, por mais que se esforce para agradar a Deus, por mais que procure viver de uma forma que em sua mente seja aceitável a Deus, o que lhe restará na eternidade será a condenação eterna.

“Porque TODOS pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” – Romanos 3:23

“Mas TODOS nós somos como o imundo, e TODAS as nossas justiças como trapo da imundícia; e TODOS nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.” – Isaías 64:6

“Aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” – Apocalipse 20:15

As obras de nenhum homem, por mais justas e dignas que lhes pareça, não podem ajudá-lo em sua salvação: de nada adianta para a salvação do homem, depois de certo tempo, ou mesmo ainda na juventude, dedicar-se a uma vida repleta de boas obras (ser honrado, não matar, não roubar, não trair, não mentir, observar em sua vida princípios cristãos) imaginando alcançar com isso a vida eterna nos céus, ao lado de Deus. Todas essas coisas são boas, mas elas não podem salvar.

A Lei também não pode salvar: as ordenanças que encontramos na Lei tinham o propósito de revelar o coração pecador e contrário à vontade de Deus que há no homem e conduzi-lo a Cristo. Se um homem seguir todas as ordenanças da Lei e falhar num único ponto, fez-se culpado (condenado) de todos.

“Por isso nenhuma carne {nenhum homem} será justificada diante dEle pelas obras da lei, PORQUE PELA LEI VEM O CONHECIMENTO DO PECADO” – Romanos 3:20

“De maneira que a lei nos serviu de aio {um tutor, alguém que conduz}, para nos conduzir a Cristo, PARA QUE PELA FÉ FÔSSEMOS JUSTIFICADOS. Mas, depois que veio a fé, já não estamos mais debaixo de aio {da Lei}” – Gálatas 3:24

“Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar num só ponto, tornou-se culpado de todos” – Tiago 2:10

Outros homens e/ou mulheres não podem ajudar na salvação de qualquer homem: por maior que seja a intimidade (comunhão) que esses homens e mulheres tiveram com Deus durante suas vidas aqui na terra, eles nada podem fazer para ajudar em nossa salvação. Eles não podem exercer a obra de intercessão ou mediação entre Deus e nós, pois que esse ofício é ÚNICO de nosso Salvador, Jesus Cristo.

“Porque há um só Deus, E UM SÓ MEDIADOR entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” – I Timóteo 2:5

“Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” – Atos 4:12

Mas, depois de tudo o que foi exposto, demonstrado pela palavra de Deus, poderá surgir na mente de alguém a dúvida: “Se assim é, então ninguém pode salvar?”

Então, a partir daqui passaremos a expor A Maravilhosa Graça Salvadora de Deus para responder a essa pergunta.

Uma questão muito importante

Se você chegou nesse ponto de fazer a pergunta acima sendo sincero e desejando aprender de Cristo o que é necessário para a sua salvação, Ele tem prazer em ensinar e responder para você e tirar-lhe as dúvidas.

Em Lucas 18:26 os discípulos de Cristo perguntam: “Logo quem pode salvar-se?”. É de grande importância aos homens conhecerem a resposta a essa pergunta, pois disso depende a eternidade ao lado de Deus. Os discípulos fizeram essa pergunta logo depois que um jovem com muitas qualidades (que não traiu, não matou, não roubou, não mentia, honrava pai e mãe) ter perguntado a Cristo o que ele deveria fazer para herdar a vida eterna. Apesar de todas as suas boas qualidades (boas obras) ainda lhe faltava uma coisa: seguir VERDADEIRAMENTE a Cristo. O problema não estava nas riquezas, mas no coração do jovem que amava mais as riquezas. E esse amor o impediu de CRER em Cristo.

Para a pergunta dos discípulos, Cristo dá a seguinte resposta: “As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus” – Lucas 18:27. É IMPOSSÍVEL o homem ser salvo por suas obras, mas É POSSÍVEL a Deus salvar o homem pela OBRA que Ele mesmo fez.

Que maravilhosa declaração de Cristo. Ele está nos dizendo que já que é impossível você e eu sermos salvos por nossos esforços porque não são de qualquer valor para Deus, abandone-os, deixe de confiar em si mesmo e naquilo que faz para confiar SOMENTE em Deus. SOMENTE ELE tem poder para te salvar.

A maravilhosa GRAÇA de Deus

“Porque pela GRAÇA sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” – Efésios 2:8,9

Eu gostaria de anunciar a todos que é SOMENTE pela GRAÇA de Deus que o homem pode ser salvo. E essa GRAÇA é sem medida, é sem igual.

Se você meditou nos textos do início dessa exposição deve ter notado quão merecedores somos do castigo eterno e quão justo e amável é o nosso Senhor. Se fôssemos salvos por nossas obras, nossa salvação não seria pelo amor de Deus, pois Ele estaria “obrigado” a recompensar-nos com a salvação diante de nossas ações. Quando há uma obrigação está excluído ali o amor. Também não haveria justiça nessa salvação, pois que o Filho de Deus morreu para a punição de nosso pecado, mas o seu sacrifício não teria satisfeito ao Pai. Onde está a justiça quando é exigida a morte de um justo que não pode satisfazer a pena?

Mas, sendo Deus justo e amoroso então tanto puniu o pecado em Jesus Cristo, como nos salva por Sua Graça (Seu amor).

Justo como é não podia permitir que o pecado ficasse sem punição, não poderia aceitar o pecador diante de si por toda a eternidade sem remover o pecado de sua vida, pois “os nossos pecados fazem separação entre nós e o nosso Deus” Isaías 59:2. Para que Deus fosse justo o pecado precisou ser punido e por SEU MUITO AMOR não exigiu a pena do homem, mas a cumpriu em Jesus Cristo: “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo SEU MUITO AMOR com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (PELA GRAÇA SOIS SALVOS)” – Efésios 2:4,5.

Mas, não imagine por um segundo, que Deus trata levianamente o sacrifício de seu Filho na cruz salvando indistintamente o homem. O homem que não crê nesse sacrifício, mas crê em seu próprio esforço, amargará a pena que lhe cabe por toda a eternidade, pois que esta somente é removida ao aceitarmos o sacrifício de Cristo por nós: “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz” – Colossenses 3:14; “De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?” – Hebreus 10:29.

Antes de continuarmos é preciso fazer distinção entre GRAÇA e MISERICÓRDIA que lemos no texto de Efésios 2:4 citado acima e anunciado por toda a parte das Escrituras.

Graça e Misericórdia divinas alcançarão todos os seus filhos, todos aqueles que serão salvos da condenação eterna. É preciso esclarecer sempre que anunciamos esse assunto que não são todos os homens que são filhos de Deus. Em nenhuma parte das Escrituras (que é a palavra de Deus soprada aos ouvidos de homens separados para registrar a vontade de Deus aos homens – II Pedro 1:21) somos ensinados assim. Deus nunca quis que os homens acreditassem que todos são Seus filhos. Essa é uma mentira que tem impedido os homens de procurarem a verdade e torcer o que dizem as Escrituras.

Deus chama o homem que não crê em seu Filho Jesus Cristo conforme as Escrituras de: criatura; filhos da desobediência; filhos da ira; filhos do maligno; filhos do diabo; e outros semelhantes. Veja:

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” – Marcos 16:15.

“Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência, entre os quais nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também” – Efésios 2:2,3

“O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno” – Mateus 13:38

“Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo.” – I João 3:10

Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus. Disse-lhes, pois Jesus: Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis... vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai.” – João 8:41-44

Disse: Ó filho do diabo, cheio de todo engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?” – Atos 13:10

Não são todos os homens que são filhos de Deus. Sobre estes pode ser que, em vida, gozem das misericórdias de Deus, participando de bênçãos temporais (ou seja, bênçãos que cessam aqui nessa terra, como o alimento, a saúde, a prosperidade), mas nunca gozarão da graça salvadora do Senhor.

Por que é importante falar disso? Porque somente os filhos de Deus gozarão da bem-aventurada salvação que é pela GRAÇA de Deus.

Há homens cheios de boas obras, que não sofrem grandes tribulações nesse mundo: não têm muitos problemas familiares, com finanças, saúde, de relacionamento com o próximo. Talvez sejam raros os momentos que sofram alguma perturbação.

Muitos desses homens se apegam a essas coisas imaginando que estão sendo aprovados por Deus, pois são muitas as bênçãos que têm. Não pense assim, não confunda MISERICÓRDIA com GRAÇA. Temos, talvez, a melhor passagem que demonstre o que seja misericórdia em Mateus 5:45:

“Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos” – Mateus 5:45

Deus faz com que parte de suas bênçãos caiam também sobre maus e injustos, mas não disse que eles serão aceitos em sua presença. Não podemos confundir as bênçãos temporais (a MISERICÓRDIA de Deus em cuidar de nós) com a GRAÇA que salva. Desta somente o filho de Deus participará.

Tornando clara a diferença

O que vem a ser então MISERICÓRDIA e GRAÇA?
MISERICÓRDIA é Deus não me dando o que mereço. Por merecimento todos devemos ser lançados ao inferno, pois pecamos contra o Senhor em ações e pensamentos. Por sua MISERICÓRDIA, Deus permite que enquanto vivos neste mundo sejamos poupados de muitos males e possamos gozar de suas bênçãos. Maior culpa tem o homem que é abençoado por Deus e acredita que foram seus próprios esforços que o levaram a “vencer” na vida. Maior pecado comete o homem ao participar da MISERICÓRDIA divina que a outros não foi derramada, e usar mal dessa MISERICÓRDIA.

Já GRAÇA é Deus me dando aquilo que eu não mereço. Ninguém merece habitar na presença de Deus, nem por um momento se aproximar dEle. Mas, por sua MISERICÓRDIA não quis Deus me lançar no inferno e por sua GRAÇA Deus me salva da condenação que merecia, enviando seu Filho Jesus para sofrer em meu lugar, pagar a pena que a mim era destinada. Por sua GRAÇA Ele me dá gratuitamente (para mim é gratuito, não foi gratuito para Ele) a vida eterna ao seu lado.

“Sendo justificados GRATUITAMENTE PELA SUA GRAÇA              , pela redenção que há em Cristo Jesus” – Romanos 3:24

“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados {comprados} da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes de vossos pais, mas com o PRECIOSO SANGUE DE CRISTO, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” – I Pedro 1:18,19

Por sua GRAÇA, Ele nos faz seus filhos: “Mas, a todos quantos O RECEBERAM, deu-lhes o poder de SEREM FEITOS FILHOS DE DEUS, AOS QUE CRÊEM EM SEU NOME” – João 1:12.

E aí está o porquê aqueles que não podem ser chamados filhos de Deus não serão salvos: porque acreditam que, de alguma forma, merecerão o céu pelas obras que fazem, quando todos, por merecimento, merecem a condenação, a morte eterna.

Todo aquele que chegar diante de Deus alegando merecer qualquer coisa porque fez ou deixou de fazer isso ou aquilo receberá o que o seu pecado merece: condenação eterna, mesmo tendo gozado de uma vida tranqüila e cheia de boas obras nesta terra.

“Eu o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto de suas ações” – Jeremias 17:10

“E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, SEGUNDO AS SUAS OBRAS. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados CADA UM SEGUNDO AS SUAS OBRAS. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” – Apocalipse 20:12-15.

CONCLUSÃO

Somos salvos pela GRAÇA de Deus, e graças a Ele SOMENTE, pois que nós éramos inimigos, adúlteros (corrompidos espiritualmente) e ainda que assim fosse “nos amou de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – João 3:16.

A GRAÇA de Deus é sem igual; a GRAÇA de Deus não pode ser medida. Ela é a manifestação do amor de Deus na vida de todo o homem salvo. Ela resgata o homem que merecia a condenação para lhe dar a vida eterna que não merecia gratuitamente.

Todo o que crê, conforme as Escrituras, será AGRACIADO com a vida eterna.

Creia nisso você também e será salvo: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” – Atos 16:31. Creia que Jesus morreu porque você e eu somos pecadores e não havia outra forma de termos paz com Deus sem que nossos pecados fossem punidos. Creia que em Cristo também ressuscitamos para uma nova vida, uma vida que é eterna, livre de condenação, livre da morte.

Se você crer assim, será chamado também por Deus de meu filho: “a todos quanto o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem em seu nome” – João 1:12.

Temos procurado demonstrar o plano de Deus para a salvação do homem. Se você tiver alguma dúvida, quiser dividir conosco seu testemunho, ou fazer algum comentário, envie-nos um e-mail (ibfepompeia@gmail.com). Nosso desejo é ser, de alguma forma, útil para a sua fé acerca da salvação SOMENTE em Jesus Cristo e sua edificação espiritual.

Examine diariamente a bíblia, procure uma igreja onde haja dedicação ao exame dela e aprenderá que de Gênesis a Apocalipse Deus anuncia a SALVAÇÃO somente em Jesus Cristo.

“A Ele seja toda a honra e glória. Hoje e eternamente”

Nenhum comentário:

Postar um comentário