A segurança de nossa salvação


A Deus toda a honra e glória, hoje e sempre, Amém.

Efésios 1:13-14: “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele crido, fostes selados com o Espírito Santo da Promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória”

INTRODUÇÃO

Em nossas mensagens, em nossos textos, falamos muito sobre salvação. Tudo na vida do homem tem começo com a salvação e se ele ainda não é um salvo, sua vida não teve ainda um início.

De nada adianta o homem realizar grandes coisas neste mundo, deixar o nome registrado na história, ajuntar muitos bens e perder a sua alma – veja o que Mateus 16:26 diz:

Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?”

O homem, esse homem que ganhou o mundo inteiro, por mais bens, status, posição social que tenha adquirido, nada disso pode oferecer em resgate de sua alma no dia do encontro com Deus. Se o pudesse fazer, trocaria toda a glória adquirida aqui para que tivesse descanso na eternidade. Infelizmente este homem descobrirá tarde demais que:

Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras (caridades, bens, poder) para que ninguém se glorie” - Efésios 2:8-9

A questão é que ao chegar ao inferno sua situação não pode ser mais mudada: pode ter gozado de muitos bens aqui na Terra, mas sofrerá na eternidade o castigo divino por ter rejeitado a Deus e sua salvação.

Talvez você não esteja familiarizado com palavras assim, ou talvez essas palavras o choquem. Ninguém gostaria de receber a notícia de que será castigado eternamente por Deus. Não parece ser essa mensagem divulgada hoje em dia. Mas é o que lemos nas Escrituras e é o que você precisa saber: Deus é justo e não tem o culpado por inocente.

O propósito deste texto não é estabelecer essa realidade: a certeza da condenação dos que não crêem conforme as Escrituras. Para isso, poderá ler a mensagem “A realidade da salvação e a realidade da condenação” no link http://ibfepompeia.blogspot.com.br/p/realidade-da-salvacao-e-da-condenacao.html.

O propósito deste texto é apresentar as bases da certeza de nossa salvação.

O capítulo primeiro de Efésios estabelece esse princípio, o princípio que fará de um homem um homem verdadeiramente feliz: a certeza e segurança de nossa salvação.

A certeza de nossa salvação em Efésios

Existem textos nas Escrituras muito claros a respeito da segurança e da certeza da salvação daqueles que creram em Jesus Cristo como diz a bíblia e não segundo os seus próprios entendimentos. Também pelas mesmas Escrituras podemos estar certos e seguros de nossa ressurreição e de nossa vida com Cristo por toda a eternidade – vejamos:

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.”
João 6:37-39

E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.
Eu e o Pai somos umJoão 10:28-30

Pessoalmente, gosto muito do texto de Efésios porque ele nos ensina outras coisas mais que fortalecem ainda mais nossa fé. Não que ela não seja suficientemente forte, mas o texto que encontramos aqui em Efésios nos ajuda a entender melhor as afirmações que Cristo fez ali em João a respeito da ressurreição dos salvos e da segurança que temos nEle, ou seja: o plano de Deus para a salvação de seus filhos.

Muitos homens acham arrogância de nossa parte afirmarmos que temos a certeza de nossa salvação e que aqueles que não crêem como a bilia ensina já estão condenados.

Não é arrogância afirmar o que Cristo afirmou e deixou registrado nas Escrituras para nós. Basta lê-las. Não sei quanto a todos que lêem esse texto, mas para mim seria terrível passar toda uma vida imaginando estar servindo a Deus com uma dúvida tal como essa: será que serei salvo depois de tudo?

Aqueles que têm um pensamento tal como o apresentado, pensam assim porque estão procurando uma salvação com base em seus merecimentos, com base naquilo que podem fazer e devem deixar de fazer para alcançar o favor de Deus, o seu perdão. Essa mesma carta de Paulo aos efésios nos ensina que isso é impossível. Estes, de fato, nunca poderão ter essa segurança, essa certeza, porque Deus mesmo disse que eles não serão salvos dessa forma, pelo contrário, diz o profeta Isaías que nossas obras de justiça são reputadas por Deus como trapo de imundícia:

Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia”Isaías 64:6

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie”
Efésios 2:8-9

Então vejamos qual seja o plano de Deus para a salvação do homem e o porquê podemos ter essa certeza inabalável de nossa salvação.

Comecemos pelo versículo 3:

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”Efésios 1:3

Paulo bendiz a Deus que já nos abençoou (passado, isso significa que esse fato é certo para Deus, já está concluído) com todas as bênçãos (nada nos falta) espirituais nos lugares celestiais (novos céus e nova terra) em Cristo (é nEle que está a nossa certeza e não em nós mesmos).

Se voltarmos um pouquinho, no versículo 1, Paulo chama os irmãos de Éfeso de santos. A palavra santo significa separado. Os irmãos de Éfeso são considerados por Paulo como separados para Deus. Somente para os salvos é que a bíblia aplica esse termo: santo. Então quando Paulo os chama de santos, é o mesmo que ele dizer que eles são salvos. Paulo não tinha nenhum problema em afirmar a salvação dos crentes de Éfeso (veja que Paulo não diz isso de todos os homens da cidade, mas apenas da igreja que estava em Éfeso).

No versículo 3 Paulo inclui tantos os irmãos de Éfeso quanto ele próprio como participantes dessas bênçãos espirituais nos lugares celestiais. Paulo está afirmando também ser salvo, tal como os irmãos de Éfeso.

Que bênçãos seriam essas? São muitas que não vamos pensar em todas aqui, mas todas elas começam com a bênção da salvação que é o assunto do versículo 4 ao 14 que seguem. Por isso, Paulo afirma com toda a segurança a sua salvação, tal qual podemos nós hoje afirmar a nossa salvação, se cremos conforme as Escrituras nos ensinam: “Quem crê em mim, como diz a Escritura”, disse Cristo, em João 7:38

Também temos a certeza de nossa salvação porque, além de “Deus ter nos abençoado com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”, “também nos elegeu em Cristo antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos (salvos, separados para Deus) e irrepreensíveis (de quem não há o que acusar) diante dEle em amor” - Efésios 1:4

Tudo foi feito, planejado, preparado por Deus para a nossa salvação antes da fundação do mundo. É importante dizermos isso para que entendamos que os palnos de Deus não podem ser mudados ou frustrados e que nenhuma participação há da parte do homem em sua salvação, que não seja a exigência divina do arrependimento e fé.

Uma vez que Ele determinou, ninguém poderá mudar o seu decreto. E o seu decreto estabelece a nossa salvação. Veja:

E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade”Efésios 1:5

E ainda continua nos dando os motivos do porquê fez assim:

Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra”
Efésios 1:6-10

  • Somos salvos para louvor e glória da sua graça – versículo 6;
  • Somos salvos porque ele nos fez agradáveis por meio de Cristo Jesus – versículo 6;
  • Somos salvos porque em Cristo temos a redenção pelo seu sangue, a remissão de nossas ofensas – versículo 7;
  • Somo salvos porque fomos reconciliados com Deus por meio de Cristo Jesus – versículo 10.

A infalibilidade de nossa salvação

No versículo 11 Paulo introduz um assunto importante sobre a retomada por Deus de sua herança que havia sido preparada segundo o seu propósito e conselho de sua vontade. Neste ponto fica estabelecido que isso não depende da vontade do homem, mas do decreto estabelecido por Deus.

Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontadeEfésios 1:11

Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece”
 Romanos 9:16

E, além dessa vontade pré-determinada de nossa salvação da parte de Deus, para efeito e consumação da obra redentora de Cristo na cruz, Deus sela os seus filhos para o dia da redenção com o Espírito Santo, que é o penhor (a garantia do resgate) – versículos 12 a 14.

Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória” Efésios 1:12-14

Veja como é infalível a nossa salvação:
1)- ela foi planejada, preparada, realizada por Deus antes da fundação do mundo – versículos 4 e 5;
2)- ela é operada em nossas vidas por meio da remissão de nossos pecados pelo sangue de Cristo – versículo 7, por meio do qual fomos reconciliados com Deus – versículo 10;
3)- Deus nos dá a garantia de sua obra, da salvação, selando aos que crêem com o Espírito Santo, guardando-os para o dia da redenção – versículo 13 e 14.

Por tudo isso e muito mais revelado nas outras páginas (ficamos apenas no primeiro capítulo de Efésios) é que dizemos que: “uma vez salvo, sempre salvo”.

Não é arrogância afirmarmos que somos salvos. É reconhecer pela fé que Deus é verdadeiro e que não há sombra de variação. O que disse, cumprirá e estaremos para sempre com Ele.

Paulo afirmou sobre a sua salvação e afirmou com certeza a salvação de todos os que criam em sua época e que creriam em todo o tempo.

Gosto muito do texto de Efésios 1 porque ele nos mostra a certeza de nossa salvação em que ela tenha sido realizada por Deus. Passado, presente e futuro como já consumado para Deus.

CONCLUSÃO

O que resta dizer àqueles que acreditam ser arrogância de nossa parte afirmar a nossa salvação é que eles ainda não crêem como diz as Escrituras nessa bendita salvação planejada por Deus antes que houvesse o mundo sido criado, antes que houvesse vida em nós.

Como pode a criatura formada dizer ao que a formou que não pode ser assim?

Bem pode ser que estes ainda busquem a salvação por meio de seus próprios esforços e, intimiamente, sabem que não agradarão perfeitamente a Deus. Sendo assim ficam a contar com a misericórdia de Deus, esquecendo-se que Deus também é justo e há de fazer justiça.

Se você pensa como estes que acreditam que estou errado em dizer que podemos ter a certeza de nossa salvação reflita no que foi aqui apresentado. Mas, não pare aqui, minhas palavras são poucas e fracas perto da bendita revelação que há nas páginas da bíblia. Pegue-a, examine-a e verá que você também pode ter certeza de sua salvação. Cristo disse isso:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” - João 3:16-18
Que Deus o ajude e o abençoe.


A Deus seja sempre, toda a honra e glória, hoje e eternamente. Amém”

Nenhum comentário:

Postar um comentário