A realidade da Salvação e da condenação


A realidade da salvação e a realidade da condenação
"A Deus seja toda a honra e glória, hoje e eternamente. Amém"
Pr. Fábio Veríssimo Ancelmo

Romanos 14:12: “De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”

Atos 4:10-12: "Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos"

INTRODUÇÃO
  1. O propósito de toda e qualquer religião é ensinar ao homem um caminho para a salvação de sua alma.
    1. Não é somente o propósito da religião, como muitos afirmam, formar bons cidadãos que constituam suas famílias e sejam homens e mulheres de bem.
    2. Toda religião acaba por ensinar, de uma forma ou de outra, a seus fiéis, um caminho para a salvação.
  1. É justamente sobre isso que queremos pensar nas próximas mensagens: A SALVAÇÃO DA ALMA (DO ESPÍRITO) DO HOMEM.
    1. Queria que você tivesse sua atenção voltada (presa mesmo) ao que será ensinado porque estaremos apresentando a você o que a Bíblia, o que Deus nos ensina sobre a condição do homem diante de Si, e o que Ele fez para resgatá-lo da justa punição de seus pecados.
    2. Não insistiremos com ninguém para que mude de religião: religião não salva.
      1. Mas, é nossa oração para que cada um de vocês entenda a mensagem de Deus para sua salvação, para que entenda o que Deus diz sobre a salvação e, a partir daí, para que o Espírito Santo de Deus lhe ajude a crer no que Deus diz que devemos crer e que você tome a decisão necessária para a sua vida eterna.
A realidade do fim deste mundo
  1. Muitos evitam esse assunto por temê-lo ou desacreditá-lo.
    1. Diante de tanta coisa que surge todos os dias duvidam mesmo que alguém possa estar falando a verdade.
    2. Há ainda aqueles que nem acreditam na realidade do inferno, o que se dirá do fim deste mundo.
      1. Quero convidar você a examinar, inicialmente, as evidências que estão à nossa volta que provam o fim de todas as coisas.
        1. A começar pela natureza: quantas espécies de animais e plantas estão extintos, já não existem mais? Desapareceram da face da terra. O fim daquela espécie foi chegado. Pode ter sido por interferência humana, mas o fato é que a vida de toda aquela espécie chegou ao fim.
        2. Podemos dizer o mesmo dos recursos minerais: há uma grande preocupação mundial a respeito do término das reservas de petróleo. Por isso, o alto investimento nas pesquisas em combustíveis alternativos.
        3. Há preocupações cada vez mais crescentes com as reservas de águas potáveis: calculam que em 2025 não haja mais água potável suficiente para todos os homens.
        4. Se olharmos para as estrelas, é fato que a luz que hoje vemos pode bem ser de uma estrela que não exista mais. Já foi provada a “morte” (por assim dizer) das estrelas. Ou seja, o material de que é composta, que a faz brilhar e emitir calor, esgota-se e ela chega ao fim (à morte).
          • O mesmo, dizem os cientistas, ocorrerá com o nosso sol.
          • Embora não concordemos com a previsão (em anos) dos cientistas, a “morte” do sol é um fato que está registrado na bíblia – veja Apocalipse 8:12; II Pedro 3:10-12.
“E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse” - Apocalipse 8:12
“Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?” - II Pedro 3:10-12

          • Os cientistas estão constatando hoje, o que a bíblia já dizia há 2.000 anos.
        1. O ciclo de vida e morte, de esgotamento dos recursos, provam que um     dia esse mundo terá fim, mesmo que desconsiderássemos (coisa que não podemos fazer) o decreto de Deus.
        2. O que eu queria é chamar a atenção de todos para que assim como a     nossa vida tem um fim com a morte, a realidade do fim deste mundo, do fim de todas as coisas materiais que o homem conhece, é tão certo como um dia morreremos.
          • E aí nos cabe perguntar: O que será depois disso? O que será depois do fim deste mundo ou do término da minha vida nesta terra? Será que tudo acaba após isso?
          • Os cientistas estão tão preocupados com essas questões que não cansam de lançar sondas ao espaço para encontrar vida ou água em outro planeta para que seja possível, segundo pensam, a continuidade da vida.
            • E você tem se preocupado com o que vai acontecer com a sua vida?
A realidade da condenação
  1. Muitos evitam da mesma forma a discussão sobre o que acontecerá depois dessa vida porque ou não acreditam na realidade da continuidade da vida, ou porque não acreditam na realidade do inferno (que possa existir, algo assim) ou porque temem saber que poderão passar a eternidade num lugar assim.
    1. O medo, na verdade, deveria motivar os homens a buscarem a salvação. Deveria motivá-los a buscar como escapar dessa condenação e não impedí-los de pensar sobre o assunto.
    2. Duvidar da realidade do inferno ou da continuidade da vida não mudará a verdade divina que estabelece tanto uma como outra coisa.
      1. A justiça do homem mostra muito bem a necessidade de punir o culpado e absolver o inocente, além de ter um local adequado para que o culpado pague sua pena.
      2. É um princípio que observamos em toda a sociedade para manutenção da ordem. Em toda cultura e em todos os tempos o infrator precisou ser condenado havendo um lugar para a sua reclusão ou pagamento da pena para que a ordem fosse mantida, e para que os inocentes fossem protegidos, recebendo os infratores a justa punição.
      3. Isso é um dos argumentos que provam a existência também de Deus, pois foi Ele quem implantou nos homens o senso de moral e de discernimento entre o certo e o errado, entre o bem e o mal – ver Romanos 2:14-15:

“Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente com a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os” - Romanos 2:14-15

    1. Agora, se a justiça humana, que é falha, segue um princípio moral tão elevado, quanto mais excede então a justiça divina?
      1. Sendo o homem condenado por Deus onde deveria ser ele posto? - veja Mateus. 25:41

“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” - Mateus 25:41.

A realidade da salvação
  1. Mas, haverá também diante de Deus aqueles que serão absolvidos, inocentados de seus pecados e que ouvirão outra palavra de Cristo:

“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação deste mundo” - Mateus 25:41

    1. Da mesma forma que a justiça dos homens está posta para condenar, ela também declara outros tantos inocentes e os põem em liberdade.
      1. Melhor é Deus que liberta por completo o homem de sua condenação.
    1. Para aquele que esteve preso e foi posto em liberdade não há maior alegria (poderíamos dizer que seria esse o céu para aquele que é colocado em liberdade).
      1. Esse também é um princípio divino que nos ajuda a entender sobre a salvação do homem.
  1. Da mesma forma que haverão os condenados que serão lançados na prisão eterna (o inferno); aqueles que forem postos em liberdade (salvação) gozarão de uma vida sem fim nos céus.
    1. Veja as seguintes passagens:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem crê nEle não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus... Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” - João 3:16-18, 36

    1. Esses versículos mostram as duas realidades apresentadas até aqui tal qual está escrito.
      1. Gostaríamos de adiantar que a base do julgamento de Deus para a salvação dos homens (a absolvição de seus pecados) não são nossas obras. NADA que você possa fazer pode ajudar em sua salvação (absolvição).
      2. Medite depois no texto de Lucas 16:19-31. Esse texto mostra claramente a realidade da condenação do rico e a salvação de Lázaro.
        1. A salvação e condenação de um e de outro não está na riqueza de um ou pobreza do outro, nem nas obras de quaisquer um, mas na fé exercida na PALAVRA de Deus – veja especialmente os v. 27 a 31.
      3. Veja também o texto de Apocalipse 20 do versículo 11 ao capítulo 21 versículo 8.
        1. Ele mostra a realidade da condenação eterna: de Apocalipse 20:11-15; 21:8; e também a realidade da salvação eterna: Apocalipse 21:1-7.
CONCLUSÃO
  1. Esse primeiro texto mostra essas duas realidades. As duas únicas possíveis ao homem e determinadas por Deus. Não há uma outra opção. Não há como fugir dessa realidade.
  1. Caro amigo, um homem doente pode até negar ter a doença ou querer convencer-se de que não está doente. Isso não muda a verdade, a realidade de que ele está doente e que em determinado momento sua doença dará fim a sua vida.
  2. Hoje procuramos apresentar para você a verdade (a realidade) do que poderá lhe aguardar após essa vida. Ou a realidade da condenação e do inferno, ou a realidade da salvação e do céu.
    1. Negar tudo isso não fará a verdade de Deus (essa realidade) mudar.
  3. Nossa oração é para que todos entendam a mensagem de salvação e possam então gozar da vida eterna livre de qualquer acusação, nos céus, que SOMENTE Cristo pode dar.
  4. Convidamos você a examinar as Escrituras e confrontar as próximas mensagens para que você descubra a verdade de Deus e possa crer no seu Filho como ÚNICO e SUFICIENTE Salvador, desprezando todas as outras formas de salvação apresentadas pelo homem, para que, juntamente conosco, possamos glorificar a Deus por nossa salvação em Cristo Jesus.
  1. Se você tiver dúvidas e quiser dividí-las conosco, mande-nos um e-mail (ibfepompeia@gmail.com) e não deixe de examinar as mensagens que se seguirão, tendo sempre ao seu lado uma bíblia, porque ela é a ÚNICA fonte segura onde podemos encontrar a vontade de Deus.
    1. Que Deus abençoe sua vida. A ELE seja toda a honra e glória, hoje e eternamente. Amém.

2 comentários:

  1. graças a Deus suas mensagens me ajuda a entender estes mistérios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido(a), desculpe-me na demora na publicação de seu comentário. Estive ocupado em outras atividades... Fico feliz por saber que de alguma forma os textos publicados serviram para ajudá-lo(a) na compreensão da vontade de Deus. Precisando, estamos à disposição para ajudá-lo.

      Excluir