Homens podem ajudar a nossa salvação? - Parte 1/2



“A Deus seja sempre a glória e a honra, hoje e eternamente. Amém”
Pr. Fábio Veríssimo Ancelmo

Essa mensagem foi dividida em dois texto para não cansar demasiadamente o leitor. Procuramos detalhar o assunto de forma que não haja incompreensão por parte do leitor, nem que faltasse referências às Escrituras, pois ela é a nossa única fonte segura de informação sobre Deus. Aqueles que puderem farão bem se estudarem a segunda parte tão logo conclua essa. Gostaria de incentivá-lo a dedicar-se ao estudo das Escrituras para conhecer a vontade do SENHOR. Faça isso e, segundo diz a Palavra de Deus, serás bem-aventurado.

Jeremias 17:5: “MALDITO o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR”
Atos 4:12: “Em nenhum outro há SALVAÇÃO, porque também debaixo do céu NENHUM OUTRO NOME HÁ, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”

Proposição: “Uma vez que nossas próprias obras não têm poder para nos salvar e todos nascem mortos espiritualmente é IMPOSSÍVEL que sejamos salvos por intermédio de outro homem”

INTRODUÇÃO

Iniciamos há um mês e meio as publicações dessa série de mensagens que tratam especificamente de SALVAÇÃO. Temos afirmado que não há nada mais URGENTE e IMPORTANTE ao homem que entender e crer devidamente nesse assunto, pois do exercício da fé verdadeira é que dependerá a eternidade nos céus ao lado de Cristo.

É notável que um grande número de pessoas se preocupe onde passarão a eternidade. O culto a Deus, em suas mais variadas formas, e o culto às muitas divindades mostram que o homem se preocupa com o destino de sua alma. É fato inegável nos homens que eles almejem o paraíso. No entanto, essa busca pelo lugar de descanso eterno é feita indiscriminadamente.

Muitos o fazem sem examinar a fundo o que Deus de fato exige para entrada nos céus, há aqueles que não examinam nada do assunto, e outros há que preferem deixar para outros examinarem. Erram ao fazer isso, pois se deixam conduzir por aquilo que alguns examinaram, ou deixam a decisão ao acaso. Como há um sem número de caminhos diferentes propostos para se chegar aos céus, é dever de cada um examinar por si só o que Deus disse e, uma vez tendo encontrado a verdade de Deus, crer nela. Abandonar à própria sorte o destino eterno é assumir o risco de não encontrar o que tanto espera devendo arcar com as infelicidades de um futuro miserável quando este lhe sobrevier.

Diz as Escrituras: “Cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” – Romanos 14:12

Se você ficar apenas com aquilo que os homens dizem estará crendo nos homens e não em Deus. Erram aqueles que fazem isso. Por isso, temos citado diversas passagens das Escrituras para que não creiam em nossas palavras, mas naquilo que Deus disse. Coloque à prova as mais variadas doutrinas “cristãs” e verás que uma exclui a possibilidade da outra ser verdadeira. Ou todos mentem, inclusive eu, ou alguém fala a verdade enquanto os outros mentem. Imagine então confrontar essas mesmas doutrinas com aquelas que não são cristãs. É seu dever descobrir a VERDADE. Ninguém gostaria de chegar ao final de tudo, e quando chegar à eternidade descobrir que viveu uma mentira, crendo na mentira. Eu também não. Portanto, é nosso propósito continuar a investigação do que Deus disse acerca desse assunto que é de interesse de todos os homens.

Temos dois propósitos com essas mensagens:
1)- um é para com aqueles que não creram devidamente no Senhor, portanto, ainda não são salvos, não tem a sua entrada garantida nos céus, embora esteja, essa pessoa, contando que Deus possa lhe conceder um lugar nos céus. Nosso esforço é fornecer um esboço simples (embora não seja pequeno), de fácil entendimento, que elimine a possibilidade de você crer em algo que não pode lhe salvar, e fazer-lhe reconhecer a CRISTO como ÚNICO SALVADOR.

2)- outro é para com aqueles que já creram, portanto, são SALVOS: primeiramente para fortalecer as bases de nossa fé. Paulo fez isso com as igrejas de Éfeso, Colossos, da Galácia e de Roma informando-lhes detalhes importantes que acompanham a doutrina da salvação. Outro é para que estejamos melhor preparados para “responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós” I Pedro 3:15.

O homem que é chamado por Deus de maldito

Parece não haver nada de mansidão quando começamos uma mensagem citando um verso da bíblia que fala de maldição.

Não devemos confundir mansidão com omissão. Como poderei ser manso e sincero se omitir aquilo que Deus disse? Não há como cumprir o meu dever de alertar os homens sobre o perigo de não se crer devidamente em Deus. Mas, é possível sim anunciar essa verdade com espírito de mansidão.

Uma coisa seria eu sair proclamando maldições a todos os homens sem anunciar-lhes como se livrar da maldição; outra é apresentar a verdade de Deus e como Ele considera o homem que não deposita sua confiança, sua fé, nEle, mas tem confiado em si mesmo ou em terceiros, e conduzí-lo de forma a crer como Deus deseja que você creia.

Por isso, exortamos a todo homem que medite na palavra do Senhor para conhecer o que REALMENTE DEUS disse. Quero incentivá-lo a meditar nessas verdades expostas nas Escrituras:

Compare os textos abaixo de Jeremias 17:5,6 com Jeremias 17:7,8

“Assim diz o SENHOR: MALDITO o homem que CONFIA no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.” – Jeremias 17:5,6

BENDITO o homem que CONFIA no SENHOR, e cuja CONFIANÇA é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto” – Jeremias 17:7,8

Que contraste incrível entre esses dois homens! Que maravilha é crer VERDADEIRAMENTE no Senhor!

Perceba que Deus requer CONFIANÇA (Fé) unicamente nEle. Toda a fé dividida com terceiros ou em si mesmo será rejeitada pelo Senhor.

Só é possível crer (CONFIAR plenamente / TER CERTEZA absoluta) em Deus se dermos ouvidos à SUA PALAVRA para obedecê-la. Como posso falar que creio em Deus quando creio naquilo que os homens dizem? É preciso confrontar com as Escrituras para saber o que devo crer. Não há outra fonte segura para o homem encontrar a VERDADE a respeito de Deus. Não será na igreja, nos homens, nos dogmas que ela será encontrada. Somente a Bíblia é a revelação perfeita de Deus ao homem, somente ela encerra TODA A VERDADE  a respeito de Deus.

Não é possível dizer que creio em Deus quando tudo o que faço e aquilo que acredito quanto à fé são contrários ao que Deus disse, são contrários ao que Deus pede do homem.

PRESTE MUITA ATENÇÃO: Muitos são aqueles que se dizem cristãos, que estão seguindo uma igreja por muitos anos, mas estão lutando contra Deus. Embora imaginem crer em Deus, na verdade há apenas o reconhecimento da existência de um Deus. Isso não é suficiente para a sua salvação.

Reconhecer que Deus existe está muito longe de ser salvo. É impossível não crer nEle, como diz a Escritura, e ser abençoado com a Salvação. Perceba que a condição imposta por Cristo é CRER CONFORME A ESCRITURA: “Quem CRÊ EM MIM, COMO DIZ A ESCRITURA, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse Ele do Espírito que haviam de receber OS QUE NELE CRESSEM” – João 7:38,39. “Quem crê em mim, como diz a Escritura”, disse Cristo. Você já parou para confrontar a fé que você tem com a Escritura para saber se é a fé que Cristo, Deus exige de você para a salvação?

O homem que imagina confiar em Deus por aquilo que imagina ser o certo, sem confrontar com as Escrituras, está confiando em si mesmo. Aquele que deposita sua fé em terceiros vivos ou mortos (mesmo naqueles que foram declarados santos pela igreja) estão dirigindo sua fé a homens. Tanto um como o outro erram e, segundo o que lemos na palavra de Deus, Deus os chama de malditos, pois como podemos confiar num morto espiritual (essa é a condição do homem sem Cristo diante de Deus - veja a mensagem anterior “A condição do homem diante de Deus”) e rejeitar a Deus (que é o autor da vida) sem que isso me seja por maldição?

“Maldito o homem que confia no homem” – Jeremias 17:5

Não é maldito o homem no qual os demais depositam sua fé nele, mas é maldito aquele que confia em si mesmo ou em terceiros.

Cristo ainda diz em Mateus 25:41: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”. Aquele que se fez maldito como pode ser abençoado com a salvação?

Reflexo de um coração longe do SENHOR

Toda a demonstração até o momento foi para levar o leitor ao ponto de poder reconhecer que o culto, “cristão” ou não cristão, onde há a presença de imagens para adoração ou mesmo para lembrança, como alguns tem dito, é reflexo de um coração que deixou de confiar em Deus para confiar nos homens (naqueles que as imagens representam ou naquilo que alguém disse a respeito da imagem).

Como podemos afirmar uma coisa assim? Afirmamos isso pela palavra do Senhor. Nos cultos não cristãos, está clara a adoração de imagens de animais e outros homens. Serão poucos aqueles que alegarão não ser adoração o que fazem.

Depositar fé em outro homem já é CONDENADO por Deus, quanto mais em animais ou outras coisas. Veja o que Deus diz: “Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus INCORRUPTÍVEL em semelhança da IMAGEM DE HOMEM CORRUPTÍVEL, E DE AVES, E DE QUADRÚPEDES, E DE RÉPTEIS” – Romanos 1:21-23. Veja que Deus não excluiu nenhum culto estranho ao cristianismo. Aqueles que cultuam homens ou quaisquer tipos de animais são considerados loucos por Deus. Assumem a maldição da qual falou o profeta Jeremias revelando por suas práticas sua natureza espiritualmente morta diante de Deus.

Nos cultos “cristãos” onde tem a presença de imagens há a alegação que não são para adoração, mas apenas para lembrança. Mesmo admitindo que seja apenas para lembrança, tal qual uma foto, já notamos que os homens não são dignos de tal lembrança/veneração (adoração). Ajoelhar-se, prometer alguma coisa (fazer voto), pagar promessa, pedir algo para eles (orar), tudo isso é adoração. Qualquer homem, mesmo aqueles declarados santos pela igreja, são indignos dessas práticas.

O apóstolo João prostrou-se ante o anjo de Deus, que fora enviado por Deus, que lhe mostrava as coisas que ainda vão acontecer para adorá-lo. A resposta do anjo foi: “Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. ADORA A DEUS” – Apocalipse 22:9. A resposta do anjo foi clara: “ADORA A DEUS”. Somente Deus é digno de adoração, nenhum outro.

No livro de Jó está escrito: “Quem do IMUNDO tirará o puro? Ninguém” – Jó 14:4. Isaías diz que “todos nós somos como o imundo” – Isaías 64:6, e o salmista complementa: “Nenhum deles DE MODO ALGUM pode SALVAR a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele” – Salmos 49:7. Entre estes estão também aqueles que foram declarados santos pela igreja.

Veja ainda o que Deus disse: “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás” – Êxodo 20:4,5. Deus proíbe o homem de fazer imagens à semelhança do que há nos céus (anjos), embaixo na terra (homens, animais e qualquer objeto), nem nas águas debaixo da terra (peixes e animais marinhos), se encurvar diante delas, nem as servir. Essa ordem é repetida em Deuteronômio 5:8 na repetição da Lei ao povo de Deus, quarenta anos depois da Lei ser dada no Monte Sinais, para geração que sucedeu aquela que saiu do Egito, pois morrera toda aquela geração no deserto, sendo um dos motivos a adoração ao bezerro de ouro, e antes da entrada do povo de Deus na Terra Prometida (que é figura da entrada do salvo nos céus).
Antes da entrada na Terra Prometida Deus ainda os adverte a não cometerem as mesmas abominações que os povos daquela terra faziam e, entre elas lemos, em Deuteronômio 27:15, Deus diz: “MALDITO o homem que fizer imagem de escultura [naquela época, madeira ou argila, em nosso tempo, gesso], ou de fundição [ferro], abominação ao SENHOR, obra da mão do artífice”

A palavra de Deus é clara: Não é para fazer imagens com o fim de se encurvar para elas (encurvar, carregar, fazer orações é adorar); não é para servi-las (oferecer oferendas ou “pagar promessas”); e todo aquele que fizer isso será considerado por Deus como maldito.

Agora, se Deus é tão claro em sua palavra e o homem prefere, escolhe fazer o contrário do que Ele disse e depositar sua confiança naquela imagem ou naquele que ela representa que, segundo vimos, está morto espiritualmente, como pode dizer esse homem que confia em Deus fazendo aquilo que Ele desaprova?

Veja ainda o que Deus disse em Salmos 115:1-11, que é reafirmado nos Salmos 135:15-21. Em algumas bíblias estes Salmos estão indicados como Salmos 113:9-19 e Salmos 134:15-21. Transcrevemos aqui o texto de Salmos 115:4-11:

“Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêm. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. A ELES SE TORNEM SEMELHANTES OS QUE OS FAZEM, ASSIM COMO TODOS OS QUE NELES CONFIAM. Israel CONFIA NO SENHOR; Ele é o seu auxílio e o seu escudo. Casa de Arão, CONFIA NO SENHOR; Ele é o seu auxílio e o seu escudo. VÓS, OS QUE TEMEIS AO SENHOR, CONFIAI NO SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo” – Salmos 115:4-11

Primeiramente Deus descreve como são essas imagens, para depois dar a sentença condenatória: “A eles se tornem semelhantes os que os fazem, ASSIM COMO TODOS OS QUE NELES CONFIAM”.

Deus diz que aqueles que confiam nas imagens ou naqueles que elas representam serão semelhantes a essas mesmas imagens; ou seja, mortos, sem vida. E conclui: “Vós, os que temeis ao SENHOR, CONFIAI NO SENHOR”. Esses que depositam sua fé em Deus e também nos homens estão sem entendimento acerca do evangelho de Cristo, sem entendimento acerca das palavras de Deus.

“nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” – II Coríntios 4:4

Estão cegos para o evangelho de Cristo: “têm olhos, mas não vêem”; suas orações não serão atendidas: “é como se nenhum som saísse de suas bocas”; suas obras não têm valor: “têm mãos, pés, narizes, mas é como se nada fizessem”.

Aquele que crê nas imagens ou naqueles que elas representam tem o seu coração distante de Deus. Estas pessoas estão enganadas imaginando que estão crendo em Deus e mostrando sua fé com tais práticas. Mais uma vez perguntamos: Como posso agradar a Deus fazendo aquilo que Ele condena? Meu dever é crer UNICAMENTE em Deus e nada mais e em ninguém mais.

Citarei novamente o texto de Romanos 1:21-23 e acrescentarei alguns versos que seguem. Prestem bem a atenção no que Deus diz: “Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus INCORRUPTÍVEL em semelhança da IMAGEM DE HOMEM CORRUPTÍVEL, E DE AVES, E DE QUADRÚPEDES, E DE RÉPTEIS. Por isso também Deus OS ENTREGOU às concupiscências de seus corações..., pois mudaram a VERDADE de Deus em MENTIRA, e HONRARAM e SERVIRAM mais a criatura do que o CRIADOR, que é bendito eternamente. Amém... E, como eles não se importaram de ter CONHECIMENTO DE DEUS, assim Deus OS ENTREGOU a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm” – Romanos 1:21-24, 25, 28.

Alguns versículos do texto foram omitidos propositadamente porque o objetivo deste estudo é mostrar que o homem deixou de adorar a Deus para adorar a criatura e não as conseqüências finais desse pecado.

Por que Deus diz que é maldito o homem que confia no homem? Que é maldito o homem que faz e o que confia nas imagens ou naqueles que elas representam? Porque deixaram de ADORAR o Criador (“que é bendito eternamente”) para adorar a criatura que Ele fez. Fazer isso é recusar a Deus deliberadamente. Uma pessoa assim não pode dizer que tem a fé que Deus exige, nem poderia dizer que crê em Deus, pois o Deus que ela alega crer a condenará por tais práticas. Se cresse devidamente teria prazer em obedecê-lo e não em enfrentá-lo. A obediência está em rejeitar tudo o que pode concorrer com a adoração ao ÚNICO DEUS. É preciso abandonar toda essa prática para ficar UNICAMENTE com Deus. Isso é o ARREPENDIMENTO que João Batista, Jesus Cristo e os apóstolos pregaram: abandono da falsa fé para ficar UNICAMENTE com o que Deus diz que é fé.

Aquele que muda a VERDADE de Deus em mentira, Deus os ENTREGA, ABANDONA-OS. Estes estão sem salvação.


"A Deus seja toda a honra e glória, hoje e eternamente. Amém"

Nenhum comentário:

Postar um comentário