Abundando em Graça ou em pecado?

“A Deus toda a honra e glória, hoje e eternamente. Amém.”

Romanos 6:1-2: Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?

INTRODUÇÃO

Gostaria de falar aos leitores sobre dois assuntos que estão intimamente ligados e que trazem perturbação à mente de muitos homens: salvação pela fé unicamente (quando dizemos isso não excluímos a necessidade de arrependimento, os dois vêm juntos) e o pecado.

Para ser um pouco mais claro: nossa meditação de hoje girará em torno da pergunta de Paulo e que já ouvi várias vezes e que poderia ser formulada da seguinte forma: “Já que para a minha salvação basta me arrepender e crer em Jesus Cristo então posso cometer todo o tipo de pecado?”. 

Quando anunciamos a mensagem de salvação àqueles que ouviram falar de Cristo, que estiveram frequentando alguma igreja (até mesmo evangélicas), mas que não foram ensinados em todo ensino bíblico sobre salvação, deparamo-nos com esse dilema na mente dos homens: “É impossível o homem ser salvo apenas com o arrependimento e a fé, pois se é assim qualquer homem poderia ser salvo” - pensam muitos.  Pois, é! E de fato seria assim. Infelizmente o questionamento encerra nele mesmo a rebeldia do homem que não aceita a salvação de Deus. Eles não querem ser salvos da forma como Deus determinou. Os homens querem e têm criado outros meios de salvação rejeitando aquele oferecido gratuitamente por Deus.

As perguntas que o apóstolo Paulo nos faz nesses dois primeiros versículos do capítulo 6 de Romanos encerra nelas mesma a resposta esperada. Paulo faz aqui a pergunta do óbvio, ele faz a pergunta que todo crente sabe ou deveria saber a resposta, e ele o faz para rebater acusações que normalmente ouvimos, e o apóstolo também deve ter ouvido, daqueles que não crêem devidamente em Cristo e daqueles que, de “certa forma” apresentam uma fé sincera, mas ineficaz para a sua salvação, pois é contrária à fé que salva, é contrária à mensagem que anunciamos da salvação unicamente pela fé.

Que acusação é essa? A acusação é: “já que a salvação é somente pela fé, então não há necessidade de viver uma vida pura, santa e reta, basta na última hora, antes da minha morte, crer que Jesus tem poder para me salvar dos meus pecados que está tudo certo. Então eu posso viver toda a minha vida como bem entender: posso matar, posso roubar, posso mentir, posso adulterar, trair, que não haverá problema algum. Basta no final eu crer que também terei meu cantinho no céu”.

Até hoje não ouvi, nem vi, nenhum crente sincero pregar coisa semelhante ou viver uma vida assim. Uma vida tal como está pertence ao homem neste mundo dominado por seus desejos, sob o governo de sua própria satisfação. Coisas que não atraem mais ao salvo.

Portanto, apesar da acusação, a própria observação da vida dos verdadeiros crentes (é bom frisar isso em nosso tempo, muitos há que frequentam igrejas, mas que ainda não compreenderam a mensagem de salvação e não a aceitaram, enganam-se apenas, e vivem vidas completamente desaprovadas por Deus) derruba a acusação daqueles que querem apenas um argumento para deixar de ouvir ou pensar nesse assunto tão importante para a vida de todo homem: salvação mediante a fé.

FALANDO SOBRE SALVAÇÃO PARA DESCRENTES

Se você tem dúvidas quanto à essa mensagem ou se nunca ouviu falar que a salvação é somente pela fé em Jesus Cristo, gostaria de mostrar-lhe alguns textos da bíblia para que você pense nesse assunto: onde você passará a eternidade?

Primeiro: saiba que há apenas duas realidades que nos aguardam depois desta vida aqui na terra: uma é o paraíso, o céu, a nova terra junto de Deus; e a outra é no lago de fogo e enxofre (conhecido como inferno) sofrendo a justiça e  a ira de Deus em virtude de seus pecados cometidos. 

“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” – Mateus 25:34

“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” - Mateus 25:41

Se você não estiver satisfeito com apenas essas duas passagens saiba que existem muitas outras que afirmam o mesmo. Não existe uma terceira opção como o purgatório ou a reencarnação. Examine sua bíblia e verá que nada disso é ensinado por Deus a nós. Os poucos textos usados para defender tais ideias são distorcidos de seu contexto e forçados para manter preso homem a uma doutrina que não pode salvar. Fique sempre com a clareza que as Escrituras te oferecem e estas são:

Segundo: salvação apenas em Cristo Jesus:

“E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” - Atos 16:30-31

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” - Atos 4:12

“Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo” - 1 Timóteo 2:3-6

Terceiro: a salvação é unicamente mediante a fé e o arrependimento dos pecados:

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” - Efésios 2:8-10

“E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho”
Marcos 1:14-15

Quarto: a salvação é uma única vez e para toda a eternidade

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” - João 3:16

“Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” - João 6:37

“E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um” 
João 10:28-30

Quinto: como não há necessidade de obras para a sua salvação você precisa apenas crer de todo o coração e confessar com sua própria boca que Cristo é o seu único Salvador.

“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”
Romanos 10:9-10, 13

Isso é salvação! Crer nessas palavras, crer nas palavras de Cristo é ser salvo.
Não posso lhe dar um exemplo mais preciso quanto à salvação que não aquela que Nosso Senhor afirmou operar na vida de um moribundo que não tinha mais tempo para nada fazer (nenhuma boa obra, não tinha tempo para fazer esmolas, ser batizado, ajudar ao próximo), mas este havia cometido pecados terríveis dignos de morte: o ladrão da cruz.

“E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” - 
Lucas 23:39-43

Sede santos porque eu sou santo (Levítico 20:7; I Pedro 1:15-16)

Agora ser salvo não é ter a permissão de Deus para pecar. Em nenhum lugar das Escrituras encontramos algo assim sendo ensinado. Pelo contrário. De todos os homens Deus exige santidade. A questão é que essa santidade não pode ser alcançada pelo descrente, de nenhuma forma e é dever do crente buscá-la com todas as suas forças.

Isso não é o motivo de nossa salvação. Não somos salvos porque estamos abandonando o pecado e buscando a santidade. Mas, o meu amor a Deus e a minha gratidão pela salvação que ele me concedeu sendo eu um pecador digno de perecer no inferno, leva-me a atender o seu pedido e viver uma vida santa.

A nossa luta contra o pecado deve ser exaustiva. 
Não é possível estar diante de um Deus santo sem santidade de vida.

Não pense você que já é salvo que pode pecar sem sofrer as consequências. Não pense você que ainda não tem a certeza de sua salvação que o que ensinamos acerca da salvação me dá permissão para pecar. De forma alguma. O mundo antigo do tempo de Noé, Sodoma e Gomorra, são exemplos do castigo de Deus sobre todo aquele que não crê em suas palavras; mas temos o exemplo de Davi, Salomão, o sacerdote Eli, Ananias e Safira no Novo Testamento, o apóstolo Pedro quando negou a Cristo, a igreja de Corinto, também como exemplos das consequências do pecado na vida do crente. Embora ele não me faça perder a salvação, sofrerei a pena do meu pecado em vida.

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”
Gálatas 6:7

Agora, a opção para aquele que não se santifica não é opção, é um desastre, é a condenação, é o castigo sob a ira de Deus. Creio que ninguém deseje isso para a sua vida. E por que tem que ser assim? Por dois motivos principais: primeiro porque a justiça de Deus precisa ser satisfeita, senão não seria justiça. Estamos todos cansados da impunidade de nosso país. Dizemos muitas vezes que aqui não se aplica, ou não tem justiça. E olha que somos todos pecadores. A justiça está para punir o pecado e se Deus não o punisse não demoraria muito para estarmos cansados de Deus e de sua impunidade. Segundo para que a maldade do homem seja freada. Por que aumentam-se os crimes dia após dia? Por conta da impunidade. Se a justiça fosse corretamente empregada com o castigo do infrator, com certeza haveria cada vez menos crimes cometidos. Se Deus não freasse a maldade do homem, este mundo já estaria num caos ainda maior.

Então não queira outra opção que não seja a santificação para a sua vida, porque de outra forma o que lhe restará é o castigo de Deus.

CONCLUSÃO

E a minha pergunta de hoje é a seguinte: o que mais abunda em sua vida é o pecado ou é a graça e santidade de Deus? Você está abundando em pecado ou em graça?

Como já disse, a pergunta que Paulo faz, que muitos fazem para nós, “Permaneceremos no pecado para que a graça de Deus abunde?”, só espera uma resposta possível que é: “De modo nenhum. Nós que estamos mortos para o pecado como viveremos ainda nele?”

Reflita sobre isso, reflita quais são as bases para a sua salvação? Cristo te convida para que o aceite, para que creia que Ele é o Salvador. Não deixe de tomar essa decisão agora adiando-a para um dia quando não haverá mais tempo, aceite-o sem demora.

E você meu irmão, esforce-se para abandonar o pecado. Você já não pertence mais a esta vida. O pouco prazer que você pode ter com ele, passa rapidamente e que resta depois é uma vida inteira de arrependimentos.

A Cristo seja toda a honra e glória, hoje e sempre, Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário