A maravilhosa Graça de Deus - Dois pontos de vista: de Deus para o homem, do homem para Deus


“A Deus seja a glória e honra, hoje e eternamente. Amém.”
Pr. Fábio Veríssimo Ancelmo

Como feito nas mensagens anteriores pedimos aos leitores que tome alguns momentos para meditar nos textos bíblicos citados abaixo pensando no que Deus tem a dizer a você sobre a salvação. Pense no tema proposto: “Dois pontos de vista: de Deus para o homem, do homem para Deus” e medite em tudo o que Deus fez para resgatar você da condenação eterna e qual deve ser então a sua reação diante do que Deus fez por você.

Salmos 18:9: “Abaixou os céus, e desceu, e a escuridão estava debaixo de seus pés.”

Salmos 145:1: “Eu te exaltarei, ó Deus, rei meu, e bendirei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre.”

Salmos 146:2-5: “Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu for vivo. Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação. Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos. Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus.”

Tiago 4:4: “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”

Romanos 8:7-8: “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à Lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”.s, sendo nCristo morreu por nser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus"

Romanos 5:8: “Mas Deus prova o seu amor por nós, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”

João 15:16: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça”

INTRODUÇÃO

O tema da graça salvadora de Deus é bastante vasto. Não é possível defini-la apenas como um favor imerecido que o crente arrependido recebe de Deus. É muito mais que isso. Quando pensamos na obra redentora de Cristo, em seu sofrimento cruciante em favor do homem perdido (chamado pelo próprio Deus de inimigo) temos uma compreensão muito mais ampliada do que seja a Graça de Deus.

Nas duas últimas mensagens temos pensado sobre esse assunto: a Graça de Deus. Graça que supera todas as coisas para salvar o homem. E quando falamos em “superar todas as coisas” estamos falando de destruir a barreira de separação que havia entre Deus e os homens para a salvação de um homem merecedor da condenação eterna, e somente Deus poderia fazer isso.

Pensar sobre a graça de Deus é pensar na grandeza de um Deus puro, santo e justo que desceu do céu, de sua glória, a encontrar-se com o homem miseravelmente perdido para salvá-lo.  Foi Deus quem desceu a encontrar-se conosco e não nós quem subimos a nos encontrarmos com Deus, pois não há no homem força, poder, condições de assim fazer. Pensar na graça de Deus é pensar no homem miserável, completamente perdido, que depois de salvo é eternamente grato ao seu SENHOR por tê-lo resgatado da imundícia em que estava e da condenação que o aguardava.

O apóstolo Paulo exclama: “Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” Romanos 7:24. E conclui depois: “Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor” v. 25. Isso é graça.

DEUS abaixa os céus para buscar o homem

“Deus abaixou os céus e desceu”: Deus trouxe o céu para próximo do homem, tornou possível o homem voltar-se para Ele novamente. Vemos na tentativa frustrada da Torre de Babel o homem tentando construir um caminho para chegar ao céu. Isso é impossível! Por melhores que fossem os materiais usados naquela obra, ela não teria condições de levá-los aos céus. Nossas obras, por melhores que sejam, não podem nos levar a Deus.

A construção da torre de Babel mostra para nós a distância que o homem está de Deus e a necessidade que ele tem de se aproximar, de estar junto com Deus. Essa necessidade, todo homem tem. Mesmo o ateu, num momento de desespero, de terrível angústia, mostra essa necessidade quando clama por Deus. Mas, é impossível estar junto dEle, pois que estamos demasiadamente distantes e impossibilitados de habitar em sua presença.

Agora, sempre foi o desejo de Deus estar próximo do homem, de habitar com o homem. Foi assim no Éden quando Deus passeava todos os dias pelo jardim para falar com Adão:

“E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia” – Gênesis 3:8

Também o tabernáculo e depois o templo de Salomão são demonstrações visíveis da vontade de Deus de estar e habitar entre o seu povo:

“E santificarei a tenda da congregação e o altar... e HABITAREI no meio dos filhos de Israel, e lhes serei o seu Deus, e saberão que eu sou o SENHOR seu Deus, que os tenho tirado da terra do Egito, para HABITAR no meio deles. Eu sou o SENHOR seu Deus” – Êxodo 29:44-46

É importante falar que Deus não desejou que todos os povos construíssem um tabernáculo (símbolo da habitação de Deus entre os homens), mas somente o SEU POVO. Leia novamente o texto acima com atenção. É muito importante que você compreenda isso, pois não serão todos os homens que poderão habitar com Deus, nem Deus habitará com eles.

Naqueles modelos (o tabernáculo e o templo), Deus começa a pôr em ação seu plano de habitar entre os homens. Ele não deixou isso apenas para a eternidade, mas agora mesmo podemos desfrutar de sua companhia. Tendo começado ali no tabernáculo a mostrar mais claramente seu desejo de habitar entre o seu povo revela-se plenamente por meio de Jesus Cristo (que é a revelação suprema da vontade de Deus de estar com o seu povo) quando Deus se fez carne e habitou entre nós:

“E o Verbo {Jesus, Deus} se fez carne, e HABITOU entre nós” João 1:14

Mais tarde, depois da ressurreição de Cristo, Ele nos envia então o Espírito Santo para estar, não mais entre nós, mas conosco todo o tempo, cumprindo sua promessa de que estaria conosco até a consumação de todas as coisas:

“Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco TODOS OS DIAS, até a consumação dos séculos. Amém” – Mateus 28:20

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus HABITA em vós?” I Coríntios 3:16

“E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque VÓS SOIS O TEMPLO do Deus vivente, como Deus disse: NELES HABITAREI, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo” – II Coríntios 6:16

E na eternidade, na nova criação, temos ali consumado o plano de Deus de habitar entre o seu povo, junto com os salvos:

“E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o TABERNÁCULO de Deus com os homens, pois com eles HABITARÁ, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus” – Apocalipse 21:3

A barreira de separação (distância) entre Deus e os homens

Quando da ordem de Deus a Moisés e ao povo de Israel para obediência à Lei e a construção do tabernáculo temos duas declarações importantes sobre a distância, sobre essa barreira de separação que há entre o homem em sua condição natural e o Deus, puro, santo e justo, tal qual Ele é. Vejamos:

“E todo o povo viu os trovões e relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe. E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, PARA QUE NÃO MORRAMOS” – Êxodo 20:18-19

“E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto HOMEM NENHUM VERÁ A MINHA FACE E VIVERÁ” –
Êxodo 33:20

Em sua condição natural (todos os homens nascem assim) nenhum homem poderá viver com o SENHOR. Apesar do desejo de Deus de estar e habitar entre os homens, essa convivência não pode ser de qualquer forma. Tanto o povo de Israel reconhece isso como o próprio Deus diz, que “nenhum homem verá a minha face e viverá.” Era, então, impossível o homem habitar com Deus. E isso por conta do pecado que faz separação entre nós e Deus.

“Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça” – Isaías 59:1-2

Então como resolver isso? Como tornar possível que Deus habitasse com o homem sem que fôssemos mortos?

O que era impossível ao homem fazer, Deus o fez por nós e não sem sacrifício. ISSO É GRAÇA. Não somos merecedores que Deus quisesse habitar, salvar e cuidar de nossas vidas, mas Ele o faz por seu amor, por sua graça. Compare os textos seguintes:

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até À MORTE, E MORTE DE CRUZ” – Filipenses 2:5-8.

“E pela cruz RECONCILIAR AMBOS COM DEUS em um corpo, matando com ela as inimizades” – Efésios 2:16

Quando Deus deixou os céus e habitou entre nós como homem, viveu até concluir sua obra na cruz. E naquela cruz foi punido em Cristo todo o meu pecado, Deus tornou possível que Ele habite em mim e eu tenha paz com Ele.

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, TEMOS PAZ COM DEUS, POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO” – Romanos 5:1

Aquilo que me separava de Deus, foi destruído. Já não causa mais separação, nem a sua conseqüência (a condenação) me é imposta, pois já não existe nada mais contrário a nós que tenha que ser punido.

“Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz” – Colossenses 2:14

A graça de Deus foi o que tornou possível nossa reconciliação com Ele mesmo. Quando Deus olha agora para o homem (arrependido, crente em Jesus Cristo, alcançado por sua graça) não vê mais aquele que merece a condenação pelas obras cometidas, mas vê o seu filho ao qual lhe concede vida eterna. Aquele que foi feito filho de Deus não está mais naquela condição inicial de morto em ofensas e pecados, na qual ainda estão todos aqueles que não creram em Jesus Cristo, como nos ensina Deus em sua palavra, mas está vivo (vivificado juntamente com Cristo):

“Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)”
Efésios 2:5

É importante que leiamos novamente os textos de Romanos 5:8 e João 15:16.

“Mas Deus prova o seu amor por nós, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”
Romanos 5:8

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça” - João 15:16

Deus nos amou de tal forma que enviou Cristo para morrer por nós, sendo nós ainda pecadores.  Estando nós ainda nessa condição de pecadores, Deus nos escolheu, individualmente, pelo nome, para que fôssemos seus filhos.

Não há como explicar graça em poucas palavras. Alguns procuram explicá-la como um favor imerecido, como um dom gratuito, mas é muito mais que isso. Não é um simples favor que Deus fez por nós, não é simplesmente um presente que Ele nos dá sem merecermos.

Graça é Deus morrendo por nós sendo nós seus inimigos. É muito maior que um favor, é mais que um presente.

O HOMEM ALCANÇADO PELA GRAÇA DE DEUS

Se Deus não mediu e continua a não medir esforços para resgatar todo aquele que Ele deseja que seja seu, é igualmente verdade que esse homem resgatado passa a ser e é eternamente grato a Deus. Um dia, por muito ou por pouco tempo, aqueles que já se converteram a Deus estiveram separados dEle. Eram, como nos diz o livro de Efésios, estranhos à aliança, não eram chamados povo de Deus:

“naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo” – Efésios 2:12

Assim é o homem que ainda não se converteu verdadeiramente a Deus. Pior que isso é saber que distantes de Deus éramos inimigos dEle:

“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” - Tiago 4:4

“Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à Lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus” - s, sendo nCristo morreu por nser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" - Romanos 8:7-8

Todo aquele que ainda não se rendeu a Deus, que não creu em Jesus Cristo, como Deus diz que Ele deve ser crido (e é importante dizer isso porque há muita diferença entre crer em Cristo como único que pode salvá-lo, de saber que houve um homem chamado Jesus que dizem ser o filho de Deus e que ele morreu numa cruz) todos estes ainda são considerados inimigos de Deus. Um dia eu fui assim, embora não soubesse ao certo, embora ninguém houvesse me dito, era assim que Deus me considerava.

Por isso, digo que há muita diferença entre saber sobre Jesus e crer no que Deus diz acerca de seu Filho Jesus Cristo e de quem nós somos. Eu, que estava naquela condição de inimigo, impotente, sem condições de me ajudar a ter paz com Deus, e que fui alcançado pela graça de Deus, pela salvação dos meus pecados, como não ser eternamente grato ao Senhor. Por isso diz o salmista:

“Eu te exaltarei, ó Deus, rei meu, e bendirei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre”
Salmos 145:1

Tendo Deus feito tudo o que fez para me resgatar, fazer de mim seu filho, tudo suportar (inclusive a morte) para que eu não provasse da morte, o mínimo que poderia fazer é adorá-lo, louvá-lo por toda a eternidade.

Por isso, é estranho aquele que diz ter se convertido, mas não tem prazer em fazer o que Deus deseja que ele faça, que não tem prazer em meditar nas Escrituras, em fazer parte do corpo de Cristo, que é a sua igreja, em falar com Ele. É estranho aquele que diz ter se convertido continuar andando, falando, vestindo, ouvindo, vendo aquelas coisas que fazia, falava, ouvia e via quando era inimigo de Deus. Há uma transformação no homem que, pela fé, entende quão grande é a salvação de nosso Deus.

“Assim que, se alguém está em Cristo, NOVA CRIATURA É; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”
II Coríntios 5:17

A salvação de Deus o faz mudar. Faz como que ele deseje o que Deus deseja. Faz como que ele obedeça a Deus, não por obrigação, mas por prazer. Faz também com que o homem rejeite as coisas que esse mundo oferece. Por isso, temos que ter cuidado ao afirmar sobre a salvação de qualquer um. Posso saber da minha salvação, mas não tenho condições de saber da salvação de qualquer um. O que posso fazer é lhe ensinar o que Deus nos ensina acerca de sua salvação. E se você crê, como Deus diz, então será salvo.

Quando o homem se converte, Deus olha para ele como seu filho. E esse homem olha para Deus como seu pai. E é prazer do filho deixar o pai feliz. Que filho há que queira ver o pai triste.

Entender sobre a graça de Deus, entender um pouco melhor, com maior riqueza de detalhes, tudo o que foi necessário Deus fazer para me resgatar, faz de mim um filho mais grato por aquilo que Ele me fez. Fui comparado a um adúltero, fui chamado de inimigo de Deus: agora sou seu filho.

Sendo indigno de seu amor, Ele morreu por mim, sendo ainda eu um pecador. Ele que nada precisava fazer, deixou sua glória no céu, habitou nessa terra como homem, morreu na cruz para que os meus pecados fossem punidos, e eu pudesse ter paz com Deus. Falo isso por mim, porque não posso falar por mais ninguém.

Cada um dará conta de si mesmo a Deus: “De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”Romanos 14:12. Cada um precisa examinar seu coração para saber o que crê verdadeiramente acerca de Cristo.

O que você crê, é o que Deus diz que você deve crer? Pode ser que esse exame seja doloroso, talvez desesperador, porque talvez você descubra que não saiba nada sobre Jesus, talvez o que você aprendeu não seja aquilo que Deus diz que você deva crer. Não fique em desespero, creia em Cristo Jesus, como Deus ensina por meio de Sua Palavra. Examine-a para descobrir quem é Jesus e no que você deve crer. Temos procurado ajudá-lo com essas mensagens.

Deus diz que Ele “está perto de todos os que o invocam, de TODOS os que O INVOCAM EM VERDADE”Salmos 145:18. Diz o livro de Romanos que “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”Romanos 10:13; “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” Romanos 10:9. Creia no que Deus disse.

CONCLUSÃO

Apresentamos hoje o que Deus fez para resgatar a cada um de nós da condenação que merecíamos pelos nossos pecados. Falamos da graça e do amor de Deus que não mediu esforços para trazer o homem para perto de si, não mediu esforços para que tivéssemos paz com Ele e fôssemos chamados, não de inimigos, mas de seu filho.

Falamos que o esforço feito foi enviar seu filho Jesus para que naquela cruz morresse pelos meus, pelos seus pecados, para que o pecado que nos separava de Deus fosse nEle punido e não tivéssemos mais nada que pudesse me impedir de habitar com Deus.

Se do exame que você fez, ou talvez ainda faça, de como está o seu coração, a sua vida diante de Deus, você entender que você ainda seja inimigo de Deus, não fique impassível diante da palavra de Deus, não fique nessa condição.  Aceite a oferta de perdão, aceite o sacrifício de Cristo como único suficiente para que seus pecados sejam perdoados e você possa ser chamado filho de Deus e aceito nos céus por toda a eternidade. Faça isso e não lutará mais com suas próprias forças para tentar ser agradável a Deus, mas Deus o fará a cada dia um novo homem, uma nova mulher que é segundo a Sua própria vontade.

“E a vida eterna é esta: que te conheçam, A TI SÓ, por ÚNICO Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”
João 17:3

A todo homem tem sido anunciada a salvação em Jesus Cristo. Não pense na decisão dos outros, pois a eternidade juntamente com Deus é tratada individualmente. Não se prenda à família, amigos, às multidões que dizem o contrário, fique com Deus e sua Palavra.

Que Deus o abençoe, e o ajude a crer como Ele deseja.

“A Ele seja a glória e honra, hoje e eternamente. Amém.”

2 comentários:

  1. MENSAGEM TEOCÊNTRICA QUE POR MAIS QUE SEJA IMPOSSÍVEL DESCREVER EM PALAVRAS A ESSÊNCIA DA GRAÇA DE DEUS. A REVELAÇÃO DADA NESSA MENSAGEM É UM APROXIMAR DA PORTA DE ENTRADA DA REVELAÇÃO DA GRAÇA.SAINDO DO SIMPLÓRIO CONCEITO DE QUE GRAÇA É APENAS UM FAVOR IMERECIDO. LOUVO A DEUS PELO MINISTERIO DOS IRMÃOS !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz! Pr. Luiz Eduardo.
      Agradecemos os comentários. Esperamos que mensagens como essa possam ajudar a muitos compreenderem melhor a Graça de Deus.
      É apenas uma pequena colaboração diante de todo o trabalho ainda a fazer.

      Deus o abençoe

      Excluir