“A Deus seja sempre a
honra e a glória, hoje e eternamente. Amém”
Pr. Fábio Veríssimo Ancelmo
Os textos que citaremos nesta
mensagem já foram usados em mensagens anteriores, especialmente nestas últimas
que tratam da Graça de Deus em favor do homem pecador. Graça que é impossível
explicar em poucas palavras diante de tão grande sacrifício, tão grande prova
de amor demonstrada ali na cruz por Jesus Cristo para resgatar um inimigo Seu
da condenação eterna que é merecedor.
Ainda que os textos já tenham
sido citados em mensagens anteriores e sejam poucos os textos dessa introdução,
pedimos ao leitor que tome um pouco mais de tempo e medite mais uma vez nos versículos
abaixo para sua instrução:
Romanos 8:7-8: “Porquanto a
inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à Lei de Deus,
nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar
a Deus”.
João 15:16: “Não me
escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e
deis fruto, e o vosso fruto permaneça”
Proposição: “Embora a salvação do homem seja UNICAMENTE pela Graça
de Deus (isto é, SOMENTE Deus pode operar a salvação na vida de qualquer homem)
o homem não fica isento de sua responsabilidade de se arrepender e crer no
evangelho”
INTRODUÇÃO
Não é nosso propósito usar este
espaço para discutir teologia com teólogos. Para esse propósito, os livros são
melhores instrumentos que uma mensagem que procura expor pontos simples e
claros das Escrituras. Não queremos polemizar e responder questões teológicas
que envolvem a Graça de Deus e a Responsabilidade do homem, mas estamos abertos
para ajudar a tirar as dúvidas de homens e mulheres sinceros que queiram
conhecer o plano de Deus para a salvação do homem.
A intenção com esta mensagem é
anunciar a todos que dela vierem a ter conhecimento, que essas verdades (A
Graça de Deus e a Responsabilidade do Homem) são expressas nas Escrituras,
embora os homens tenham dificuldade de aceitá-las. Se você também luta para
aceitá-las não pense que é o único, queremos encorajá-lo a continuar a meditar
nas Escrituras que a seu tempo responderá todas as questões. Esperamos com esta
mensagem poder contribuir um pouco.
Já disse certo pastor, mais ou
menos, o seguinte: “A dúvida de um homem não implica em algum erro Escriturístico.
A dúvida reside na mente do homem e não nas palavras de Deus”. Portanto,
continue a examinar as Escrituras para compreender a vontade do SENHOR.
Algumas questões importantes
Pelos textos já citados e os que
estão no início desta mensagem entendemos que ninguém escolherá servir a Deus,
crer em Jesus Cristo
como seu Salvador, enquanto Deus não mudar seu coração. Pensar que o homem pode
intervir no processo de Salvação escolhendo (ou aceitando) a Cristo como seu
Salvador à parte da atuação do próprio Deus, por meio do Espírito Santo, para
conversão daquele coração, não tem apoio bíblico.
Também é verdade que nenhum homem
será forçado a aceitar a Cristo como seu Salvador. Nenhum homem foi ou será
obrigado por Deus a entrar nos céus. Crer na doutrina da graça exalta o amor e
misericórdia de Deus, e, de forma alguma, poderia ser usada para insinuar então
que os homens são forçados a uma ou outra coisa.
Ao examinar as Escrituras devemos
ter o cuidado de não forçar o texto bíblico para dizer o que queremos que diga
e não o que Deus disse que é.
Entendendo sobre o dever do homem
Deus nos diz no texto de Romanos 3:10-11 que: “Não há nenhum justo, nem um sequer... e não há
ninguém que busque a Deus”. Também lemos nas Escrituras que Deus dá ordens
ao homem para buscá-lo. Ele diz: “Buscai
ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” – Isaías 55:6.
É uma ordem e não uma opção: não
há opção para salvação do homem se ele buscar em outra fonte que não seja
Cristo. Como pode, então, isso ser coerente se temos aprendido que enquanto
Deus não mudar o coração do homem ele não o buscará?
É importante falar sobre esse
assunto porque quando falamos da graça salvadora de Deus é preciso afirmar
sempre que toda a honra e toda a glória devem ser dadas unicamente a Ele pela
salvação do homem, pois foi Ele, e não nós, que tudo fez para que fôssemos
salvos da condenação que merecíamos. O problema é que quando enfatizamos a
salvação somente pela graça, alguns homens a questionam dizendo que Deus é
então injusto, pois não salva todos os homens: uma vez que está nEle o poder de
salvar e não pode o homem fazer nada para ajudar na sua salvação, o homem não
tem culpa de não ter escolhido servir a Deus, pois ele não poderia fazê-lo, a
não ser que Deus mudasse o seu coração. Então a “culpa” é de Deus e não do
homem, alegam alguns.
Isso não é verdade, pois
estaríamos querendo fazer de Deus injusto e responsável pelo pecado do homem,
ao mesmo tempo, que estaríamos absolvendo o homem de toda a sua maldade. Não
podemos confundir as coisas.
O homem é tanto responsável por
suas ações, por todos os pecados cometidos, como também Deus é soberano, e em
sua soberania Ele pode exercer ou não Sua misericórdia (veja mensagem sobre
Graça e Misericórdia) salvando alguns e escolhendo aqueles que serão seus
servos. Se Deus não salvasse nenhum homem continuaria sendo justo, pois todos
os homens receberiam o que seus pecados merecem: a punição. Onde está, pois, a
injustiça de Deus quando salva o homem?
Deus não está obrigado a salvar
todos os homens, mas, por sua graça e misericórdia, tem salvado alguns.
“Não há nenhum justo, nem um sequer... e não há
ninguém que busque a Deus” - Romanos
3:10-11
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” – Romanos 3:23
“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós” - João 15:16
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos
abençoou... como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo” – Efésios 1:3,4
A soberania de Deus X a responsabilidade do homem
Ainda que o assunto seja muito
extenso, não podemos deixar de falar sobre a soberania de Deus diante da
Responsabilidade do Homem. Ninguém nunca ouse pensar que em algum ponto pode
ser a soberania de Deus diminuída em qualquer coisa.
Afirmam alguns que Deus é
soberano em todas as coisas (na criação, no sustento da criação, nos
acontecimentos de nossa vida), mas na salvação, é o homem que o escolhe, aceita-o,
recebe-o. Isso é uma incoerência, como pode ser Deus soberano se não é Ele quem
intervém e determina em todas as coisas? Haveria uma soberania limitada? Se
houvesse isso não seria soberania.
Os termos aceitar, escolher,
receber são bíblicos (estão no evangelho de João, em Deuteronômio, Josué, e em
outras partes), mas isso é apenas para demonstrar a responsabilidade do homem que
foi despertado e tirado da submissão ao pecado, tirado da servidão ao diabo.
Isso não significa dizer que a
ação parte primeiramente do homem como se ele pudesse simplesmente escolher, ou
não, servir a Deus, tendo em suas mãos a capacidade de fazê-lo. Veja o que diz
Paulo:
“Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes
dará arrependimento para conhecerem a verdade, e tornarem a despertar,
desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos” – II Timóteo 2:25-26
É Deus quem dá ao homem o
arrependimento, e segundo o livro de Efésios, a fé também, para que o homem
seja então livre das garras do diabo (compare ainda com At. 5:30-31 e 11:18).
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; E ISTO NÃO VEM DE VÓS,
É DOM DE DEUS” – Efésios 2:8
“O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes,
suspendendo-o no madeiro. Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador,
para DAR a Israel O ARREPENDIMENTO E A REMISSÃO DOS PECADOS” – Atos 5:30-31
“E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus,
dizendo: Na verdade até aos gentios DEU DEUS O ARREPENDIMENTO PARA A VIDA” – Atos 11:18
Não tem o homem o poder de
escolher a Deus, antes é Deus quem o escolhe e nomeia para que vá e dê frutos –
veja novamente João 15:16. Então, se
é assim, não pode o homem ser declarado culpado, pois deveria Deus desprender
todos os homens da vontade do diabo para que cada um decidisse por sua conta o
que fazer, como crer. Mais uma vez, não queiramos fazer Deus culpado e o homem
livre. Não queiramos isentar o homem de sua responsabilidade.
Deus não tem obrigação alguma
para com qualquer homem. Tudo Ele fez no princípio para que o homem pudesse ter
um lugar perfeito para habitar e ter comunhão com Ele, e tudo Ele tem feito
para resgatar o homem da condenação que contraiu por sua livre desobediência.
Não façamos Deus culpado. E, embora o homem não tenha o poder para escolher a
Deus, sem antes Deus o escolhê-lo, o mesmo Deus dá a todos os homens o
conhecimento de sua glória, de sua vontade, e cada homem livremente o tem
recusado. Veja o exemplo de Caim em Gênesis
4 a
partir do v. 3.
“E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma
oferta ao SENHOR. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da
sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e
para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o
semblante. E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu
semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem,
o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves
dominar. E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no
campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. E disse o SENHOR a
Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu
irmão? E disse Deus: que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim
deste a terra. E agora maldito és tu deste a terra, que abriu a sua boca para
receber da tua mão o sangue do teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará
mais a tua força; fugitivo e vagabundo serás na terra. Então disse Caim ao
SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada. Eis que hoje me
lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e
vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará. O SENHOR,
porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será
castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que
o achasse. E saiu Caim de diante da face do SENHOR” – Gênesis 3:3-16
Deus fala claramente com Caim, por
mais de uma vez, e ele recusa o perdão de Deus. Caim representa todos aqueles
que têm recusado crer em Deus como ensinam as Escrituras. Não seria Caim
responsável por ter recusado o perdão divino tendo Deus falado claramente com
ele? Perceba que Caim está sempre considerando que o seu pecado é maior que o
perdão de Deus e recusa ser perdoado pelo SENHOR acabando por se afastar
(fugir) da face do SENHOR para se esconder de sua face.
Se não fosse responsabilidade de
todo o homem vigiar contra o pecado Deus não diria a Caim “sobre ele (o pecado) deves dominar” – v. 7. Veja ainda o que nos
diz o Espírito Santo:
“Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque
Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do
mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e
claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem
inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus,
nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração
insensato se obscureceu” – Romanos
1:19-21
Deus tem falado claramente aos homens, mas os homens o têm
rejeitado. Compare ainda com:
“Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos
os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. Porque os que ouvem a lei
não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser
justificados. Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as
coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; os quais
MOSTRAM a obra da lei ESCRITA EM SEUS CORAÇÕES , testificando juntamente a SUA
CONSCIÊNCIA, E OS SEUS PENSAMENTOS, quer acusando-os, quer defendendo-os” - Romanos 2:12-16
Perceba que mesmo os gentios (os
não judeus) não tendo recebido a Lei escrita de Deus, fazem naturalmente
(livremente) as coisas que são da lei, mostrando que Deus também manifestou sua
vontade claramente a cada um deles. Portanto, todo homem, quer judeu ou gentio,
é responsável diante de Deus.
Outro exemplo que nos mostra
claramente a responsabilidade individual de cada homem encontramos abaixo:
“E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em
adultério; e, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada,
no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam
apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando-o, para que
tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na
terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes:
Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra
ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto,
REDARGÜIDOS DA CONSCIÊNCIA, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos
últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio” –
João 8:3-9
Esses homens saíram depois que
consultaram suas consciências e foram redargüidos (advertidos) pela própria
consciência que também eram pecadores. Quem lhes disse que eram pecadores? Não
houvesse Deus escrito Sua lei nos corações de todos os homens não haveria certo
ou errado, culpado ou inocente. Estes homens não seriam redargüidos da própria
consciência, não poderiam ser responsabilizados por seu próprio pecado. E o que
fizeram estes homens? Foram embora. Por que não se arrependeram se esse é o
dever de todo o homem? Veja que esses homens mostram que todos os homens são
responsáveis, mas nem todos fazem o que Deus exige do homem.
Embora o homem esteja preso à
vontade do diabo, nenhum homem que ainda não foi salvo admitirá que está
vivendo uma vida sob a sua direção, à serviço do diabo. Ninguém fará isso
porque ele não se sente assim, não se sente obrigado, nem forçado a viver
dirigido pelo diabo. Tudo em sua vida, ele o faz livremente. Não há nada nele
que lhe faça sentir agindo contra a sua vontade. Mas, como já lemos, até mesmo
a vontade de tais homens está presa aos laços do diabo.
“Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes
dará arrependimento para conhecerem a verdade, e tornarem a despertar,
desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos” – II Timóteo 2:25-26
Também o salvo, quando de sua
salvação (nós podemos constatar isso na vida daqueles que já foram salvos) não
dirá que foi forçado servir a Deus. Não, de forma alguma. Todos fizeram isso
livremente e de boa vontade. Quando pregamos a salvação pela graça de Deus não
anulamos em qualquer ponto a responsabilidade do homem de crer em Jesus Cristo para sua
salvação. Deus é enfático e claro ao ensinar que é dever de todo o homem crer em Jesus Cristo. Veja :
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque
Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que
o mundo fosse salvo por Ele. Quem crê nEle não é condenado; mas quem não crê já
está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus... Aquele
que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a
vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” – João 3:16-18, 36
“E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua
casa” – Atos 16:31
“Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê... A
saber: se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres
que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração
se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação... porque
todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo” – Romanos 10:4,9-10,13
Entre outras passagens, nada
disso invalida a soberania Deus na salvação do homem. Não fosse Deus nos escolher para a salvação,
nenhum homem seria salvo. Ainda assim, nenhum homem que recusa a salvação faz
isso como se fosse forçado a recusar a Cristo. Pelo contrário, muitos deles
dizem crer em Jesus Cristo. Mas ,
como já vimos antes, é uma fé estranha, uma fé que não encontra apoio bíblico,
portanto, não encontra apoio em Deus.
A ORDEM DE DEUS aos homens
Em toda a Escritura lemos a ordem
que Deus dá ao homem para sua salvação. A ordem é: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” – Atos 4:12. Essa fé tem que ser conforme as Escrituras: “Quem crê em mim {Jesus} como diz as Escrituras” – João 7:38.
Somente pode dar uma ordem aquele
que tem poder para isso. Somente pode determinar um meio de salvação aquele que
tem poder para isso. Somente pode responsabilizar o homem de suas escolhas
aquele que tem poder para isso. Somente Deus tem poder para isso, portanto,
somente Deus é soberano.
Foi Ele quem deu a ordem. Foi Ele
quem determinou o meio de salvação e proporcionou que esse meio fosse eficiente
para nossa salvação. Somente Ele tem poder para exigir do homem o obedecer ao
que Ele determinou. Por isso, não é o homem livre para escolher o que bem
quiser, mas é seu dever obedecer a Deus em todas as coisas que exige.
Uma vez dada então a ordem, todo
aquele que desobedecê-la é responsabilizado pela transgressão. Portanto, não
pode alegar o homem inocência, nem falta de condições em obedecer, pois é seu
dever fazer o que Deus manda.
Anunciamos então a todo o homem
que a salvação somente é pela graça de Deus, por aquilo que Deus fez na cruz
por nós, e que é dever de todos os homens crer nessa salvação, por meio da fé e
do arrependimento, não havendo nada que o homem possa fazer para ajudar em sua
salvação, além daquilo que foi feito por Jesus Cristo na cruz.
CONCLUSÃO
Muitos homens, por não crerem nas
palavras de Deus, têm complicado a salvação. Paulo adverte aos crentes da
igreja de Corinto para não se afastarem da simplicidade que há em Cristo Jesus – II Coríntios 11:3.
Não complique as coisas. Não se
detenha em coisas que o fará desviar de sua fé em Jesus Cristo para
debater questões que não trazem edificação.
Principalmente, não imagine que
seu pecado é maior que o que possa ser perdoado, aceite o sacrifício perfeito
de Cristo naquela cruz para punição do pecado e perdão ao pecador. Arrependa-se
de seu pecado, arrependa-se de ter transgredido a vontade do SENHOR. Creia que
Ele está vivo, deu provas de sua ressurreição e que voltará para te buscar.
E, se ainda Deus te conceder
muitos anos de vida, investigue nas Escrituras como servi-lo melhor. Os debates
teológicos só são bons enquanto nos fazem voltar ao exame das Escrituras. Se
nos fazem afastar da simplicidade de Cristo, afaste-se dos debates teológicos.
Queremos encorajá-lo a procurar
uma igreja que anuncia a verdade acerca da salvação somente em Cristo Jesus ,
junte-se a eles para fortalecimento de sua fé e para que também seja útil ao
reino de Deus. Afaste-se dos hereges, vigie contra os lobos vestidos de
cordeiros.
Que Deus lhe conceda forças para
cumprir a Sua vontade.
“A Ele seja toda a
honra e glória, hoje e eternamente. Amém!”
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