Os caminhos de nossa vida


O problema da fé do homem pelo próprio homem

 “A Deus seja sempre a glória e a honra, hoje e eternamente. Amém”
Pr. Fábio Veríssimo Ancelmo

Provérbios 14:12: “Há um CAMINHO que ao homem PARECE direito, mas o fim dele são os CAMINHOS da morte”

Provérbios 16:25: “Há um CAMINHO que parece direito ao homem, mas o seu fim são os CAMINHOS da morte”
(não estranhe não... não houve erro de digitação, por duas vezes no livro de Provérbios lemos esse verso. Por que será que o Espírito Santo fez questão de repeti-lo tão próximo um do outro? Já Pensou nisso? Já havia lido sobre isso?)

Jeremias 17:9-10: “ENGANOSO É O CORAÇÃO mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? EU, O SENHOR, ESQUADRINHO O CORAÇÃO E PROVO OS RINS {o íntimo do homem/sua mente, pensamentos e sentimentos}; e isto para dar a cada um segundo os seus CAMINHOS e segundo o fruto de suas ações”

Obs.: os conteúdos entre { } (chaves) ou [ ] (colchetes) em nossas mensagens não fazem parte do registro escrito das Escrituras bíblicas. São apenas comentários do autor para facilitar a compreensão do texto e da intenção do autor (o Espírito Santo) ao fazê-lo registrar.

Proposição: “Homens de bom coração e cheios de boas ações não alcançarão os céus enquanto não crerem em Jesus Cristo como diz as Escrituras, embora em suas mentes creiam estarem fazendo a vontade do Senhor”

INTRODUÇÃO

Condição indispensável para todo homem quando tratamos da salvação de sua alma é conhecer para poder crer nas Escrituras.

Diz Deus que “a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus {as Escrituras, a bíblia}” – Romanos 10:17. Nessa primeira afirmação que citamos da palavra de Deus está claro que alguém somente crerá verdadeiramente (isso é fé) se lhe for anunciada a palavra de Deus (a bíblia). Por isso, voltamos a afirmar que é condição indispensável para a salvação de todo homem conhecer para poder crer nas Escrituras. Quem não conhece as Escrituras não crê verdadeiramente no ÚNICO DEUS.

Muitos homens por muito bondosos que são (não negamos a virtude de sua bondade) imaginam que serão recebidos nos céus pelas obras que realizam, pela devoção religiosa que demonstram em sua vida prática, pelo bem que promovem a si, a sua família e a outros.

Em sua sinceridade adoram a Deus imaginando que seu adorar será aceito por que tem dedicado toda a sua vida a isso. Não negamos também que são sinceros naquilo que aprenderam, mas essa sinceridade não é suficiente para a salvação dos homens. Todas essas virtudes somente terão algum valor (NUNCA PARA A SALVAÇÃO) se primeiramente, esse homem for salvo por Deus. Do contrário, de nada valerão.

O homem e seus caminhos

Quando a Palavra de Deus nos fala de caminhos, ela está se referindo às nossas vidas e ao caminho (à jornada) que fazemos durante ela rejeitando ou escolhendo algumas coisas para nós.

Todos os homens tomam muitas decisões ao longo de suas vidas acerca de muitas coisas: coisas pequenas como o que comer, o que vestir; coisas mais importantes como o que e onde estudar, qual profissão seguir, com quem se casar. Decisões que influenciarão e definirão a vida que viverá. Algumas dessas decisões são tomadas com muito cuidado, pois delas dependerão ou definirão todo o futuro.

Apesar de em determinados momentos ficarmos confusos ou indecisos quanto à decisão a ser tomada acerca dessas cosias, é bem provável que em algum ponto você ou eu tomemos uma decisão errada que poderá trazer conseqüências difíceis de serem tratadas depois. Ainda que seja assim, estas decisões e suas conseqüências não têm o poder de seguir para além desta vida aqui na terra.

Infelizmente não podemos dizer o mesmo das decisões que tomamos acerca da saúde e eternidade de nossa alma. Essas influenciarão decisivamente nossa vida nesta terra e nos acompanharão por toda a eternidade. Apesar disto, são poucos os que se preocupam sinceramente com a sua vida espiritual e às questões ligadas à eternidade gastando toda a sua vida, toda a sua caminhada mais preocupados em decidir sobre as questões materiais que da vida que está por vir, esquecendo-se ou nem sequer pensando que “cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”Romanos 14:12.

Outros há que até se preocupam com onde passarão a eternidade e acabam escolhendo diversos caminhos imaginando que todos conduzem aos céus: é um erro pensar dessa forma como nos diz os versículos apresentados ao início. Não são todos os caminhos que conduzem aos céus. Perceba que está no plural a expressão “CAMINHOS da morte”.

“Há um CAMINHO que ao homem PARECE direito, mas o fim dele são os CAMINHOS da morte”
Provérbios 14:12

ENGANOSO É O CORAÇÃO mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? EU, O SENHOR, ESQUADRINHO O CORAÇÃO E PROVO OS RINS {o íntimo do homem/sua mente, pensamentos e sentimentos}; e isto para dar a cada um segundo os seus CAMINHOS e segundo o fruto de suas ações” - Jeremias 17:9-10

Não devemos confiar em nós mesmos

Na mensagem anterior citamos o versículo de Jeremias 17:5 que diz: “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem {em si mesmo}, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!”. Além de tudo o que foi dito, Deus quer nos ensinar que é um erro muito grande CONFIAR UNICAMENTE em nossos pensamentos; acreditar que se a minha razão, a minha inteligência me aponta um CAMINHO a seguir não há nenhum problema. O homem que fizer isso não encontrará o caminho que leva à vida.

É preciso confrontar todo o seu pensamento (tudo o que você crê, tudo o que aprendeu, tudo o que chegou a concluir a partir desse aprendizado) com as Escrituras.

Já notou que pessoas que conhecem muito pouco da bíblia estão prontas a propor e a decidir para si um caminho que acreditam ser o melhor e julgam que as conduzirão aos céus? Eles dizem: “Ser cristão é não fazer o mal, procurar ajudar o próximo, se esforçar para fazer o bem”, dizem também: “Eu creio em Deus, e fazendo assim acho que terei um lugar no céu”.

Conhecendo melhor sua intimidade e colocando-os à prova (devemos fazer isso conosco mesmo e não com terceiros), muitos deles serão achados falhos com relação à sua prática, pois não praticam o que falam aos demais homens, e mesmo que o façam, acreditar dessa forma não lhes trará a vida eterna (veja mensagens: “Salvação pela Lei? Que insensatez!” e “Obras não salvam”).

Diz o versículo citado de Jeremias 17:5 que o homem que confia em si mesmo aparta o seu coração do SENHOR. Por que será que o profeta (Deus) diz assim? Porque aquele que acredita em Deus segundo o que PENSA SER CERTO (PARECE DIREITO) e não confronta com o que o próprio Deus revelou de si mesmo ao homem está recusando ouvir a Deus, recusando ouvir sua voz; e todo homem que vive sem obedecer a palavra de Deus tem o seu coração apartado (distante) dEle.

A razão do homem

Vamos examinar o que Deus nos diz a respeito da razão humana com essas duas passagens em Provérbios e Jeremias.

“Maldito o homem que confia no homem”
Deus diz que é maldito o homem que acredita em seus próprios pensamentos. Então a conclusão imediata é que se o homem confia que a forma que conduz a sua vida está bem diante de Deus, Deus considera esse homem maldito. Perceba que há uma incompatibilidade entre o que o homem pensa acerca de sua vida do que o que Deus pensa a respeito disso. O homem está pensando que está tudo certo diante de Deus e que fazendo o que tem feito alcançará um lugar no céu. Deus já o chama de maldito. E nenhum homem nestas condições habitará com Ele – veja Mateus 25:41:

“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” – Mateus 25:41

É bom que façamos um parêntese nesse ponto para explicar a palavra maldito. Não estamos querendo atacar nenhum homem de nenhum credo diferente do nosso. Apenas apresentamos (como cremos ser a verdade) o que dizem as Escrituras, a Bíblia Sagrada para aviso de todo homem. Diz Deus que todos os homens (inclusive eu) nascem sob a maldição do pecado (amaldiçoados, condenados pelo pecado que há em todo e cada homem). Ao pecar o homem fez-se abominável a Deus trazendo sobre si juízo de maldição. Há alguns que já foram libertos dessa maldição, aos que creram, como diz as Escrituras, em Jesus Cristo, o filho de Deus, como ÚNICO, SUFICIENTE e TODO-PODEROSO Salvador.

Foi preciso Cristo nos resgatar da maldição que existe em nós, fazendo-se maldição em nosso lugar, para que pudéssemos ter paz com Deus.

“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” – Gálatas 3:13

“E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus” – Colossenses 1:20

Aquele que crê no sacrifício perfeito de Cristo – ver I Pedro 1:18-19, que crê na palavra de Deus, não será considerado maldito por Ele – Jeremias 17:7, e, portanto, não estará se apartando de Deus para confiar em seus próprios pensamentos.

“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes de vossos pais, mas com o PRECIOSO SANGUE DE CRISTO, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” I Pedro 1:18, 19

“Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR” – Jeremias 17:7

Deus deseja abençoar e não amaldiçoar o homem. Mas, como abençoá-lo se o homem O rejeita? Ao confiar que seus passos, que seu caminho estão certos sem examinar o que Deus disse, o homem rejeita ao SENHOR. Não há como abençoá-lo com a vida eterna.

Ainda lemos no texto de Provérbios 14:12 que “Há um caminho que ao homem parece direito”. Perceba que nenhum homem seguirá um caminho que lhe pareça errado, que soubesse que o conduziria à morte. Se assim o fizesse seria considerado um louco. Todos os homens acreditam que a religião/estilo de vida/seus pensamentos acerca da fé são os corretos ou, pelo menos, pretendem com isso chegar num lugar bom. Apesar de não perceberem o perigo, em sua razão, em sua fé, crêem que estão fazendo o que é certo, que estão agradando a Deus e aguardam depois de tudo a aprovação de Deus em suas vidas. Há sinceridade em suas práticas (religiosas e seculares). Há o desejo de fazer o que é certo. “Parece direito ao homem a escolha do caminho (fé/vida/prática) feita”.

E é justamente aí que está o perigo: quando o homem formula em sua mente, em seu coração caminhos (conceitos) tão bem definidos que crê de todo o coração que não pode estar enganado, que seria impossível depois de ter feito tudo, não conseguir o perdão de Deus, um lugar nos céus.

Veja o que Deus diz: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas; e perverso; quem o conhecerá?”. Na continuação da passagem Ele continua: “Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins {o íntimo do homem/sua mente, pensamentos e sentimentos}; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos {pensamentos/crenças} e segundo o fruto das suas ações” – Jeremias 17:9-10. Tudo o que cremos deve ser submetido a Deus, à sua Palavra, pois pode o homem estar imaginando crer em Deus quando Deus diz que não.

Deus diz nessa passagem que não devemos confiar em nós mesmos, em nossas decisões, escolhas, conceitos, por mais sinceros e corretos que nos pareçam, pois o fim dele são caminhos de morte.

“Há um CAMINHO que ao homem PARECE direito, mas o fim dele são os CAMINHOS da morte”
Provérbios 14:12

A conseqüência de andar pelo mal caminho

Como nos diz o livro de Provérbios, o fim desses caminhos é a morte. Diz também no livro de Romanos, capítulo 6, versículo 23 que “o salário do pecado é a morte”. Esse não é um bom fim para a vida do homem. É uma conseqüência triste para aquele que prefere conduzir sua vida, seguir o seu caminho segundo a sua própria razão lhe diz. Não alcançará esse homem o que ele espera. Quão triste será aquele dia. Assim será para o homem que tem fé em seus próprios pensamentos e não os confronta com as Escrituras. Isso jamais poderá ser chamado de fé, pois que a fé somente será concedida mediante ouvir a verdade acerca da palavra de Deus.

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” – Romanos 10:17

Examinemos novamente Jeremias 17:10 e o comparemos com os textos de Mateus 7:13-14 e João 14:6:

“EU, O SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus CAMINHOS e segundo o fruto de suas ações” – Jeremias 17:10

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e ESPAÇOSO O CAMINHO QUE CONDUZ À PERDIÇÃO, E MUITOS SÃO OS QUE ENTRAM POR ELA; e porque estreita é a porta, e APERTADO O CAMINHO QUE LEVA À VIDA, E POUCOS HÁ QUE A ENCONTREM”Mateus 7:13-14 (Veja observação ao final da mensagem)

“Disse-lhe Jesus: EU SOU O CAMINHO, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” – João 14:6

É o SENHOR quem esquadrinha o coração do homem e prova os seus rins. SOMENTE ELE é quem conhece perfeitamente o íntimo do homem, o que se passa em suas mentes e o que faz em oculto. É O ÚNICO quem pode examinar cuidadosamente todas as coisas que se passam em seu ser. Nós mesmos não podemos fazer isso de nossa própria vida. Não temos condições para isso. O salmista exclama: “SENHOR, tu me sondastes, e me conheces... Se disser: Decerto que as trevas {a completa e mais densa escuridão} me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa... possuístes os meus rins... os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito... Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos” – Salmos 139:1,11-13,15,23.

Depois desse exame que Ele faz do homem, é dito em Jeremias 17:10 que Ele o retribui (a cada um, individualmente) segundo os seus caminhos e segundo o fruto de suas ações. As conseqüências do que fazemos, do que decidimos não está em nossas mãos, mas nas mãos de Deus. É ELE quem retribui.

Agora imagine qual deva ser a retribuição que Deus deva dar àquele homem que depois de examinado por Deus, como Ele diz que fará e faz, for achado seguindo os seus próprios pensamentos? Será que este mereceria o céu, a eternidade ao lado do SENHOR por havê-lO rejeitado? De forma alguma, aliás já ficou claro nas mensagens anteriores que nenhum homem é merecedor do céu. Portanto, não será por ser uma boa pessoa que algum homem chegará aos céus. A vida eterna não é alcançada por merecimento, mas é justamente nisso o que a grade maioria dos homens e mulheres (MUITOS – observe os termos destacados acima de Mateus 7) crêem.

“Nunca matei, nunca roubei, tenho procurado fazer tudo certo, creio em Deus, falo com Ele”. Esses são caminhos que os homens têm criado para si, mas, como lemos em Provérbios, são caminhos que levam à morte. Essas coisas não salvam o homem.

Cristo dá uma ordem que deve ser obedecida pelo homem que deseja ser salvo: “Entrai pela porta estreita”. Não é uma opção entre muitas a ser escolhida, mas é uma ordem para ser obedecida.

Por que devemos entrar pela porta estreita? “Porque larga é a porta, e espaçoso o CAMINHO que conduz à perdição, e MUITOS são os que entram por ela”. Esse CAMINHO espaçoso é o mesmo caminho que parece certo aos homens segui-lo. Afirmamos isso porque são caminhos diversos aqueles que são propostos pelos homens, cada um diferente do outro, caminhos que excluiriam a possibilidade do outro ser verdadeiro. Como somente Deus é verdadeiro, todos os demais caminhos formam um ÚNICO CAMINHO ESPAÇOSO (com várias opções, de diversas formas, para todos os gostos) que conduz à perdição.

O texto de Provérbios diz que esse caminho PARECE ser o certo, mas DEUS NUNCA DISSE que esse caminho ERA O CERTO. Deus aponta para outro caminho diferente daquele que os homens acreditam ser o certo.

No evangelho de João, o mesmo SENHOR que deu a ordem para que o homem entre pela porta estreita, pelo caminho apertado, diz: “EU SOU O CAMINHO”. ELE É O ÚNICO CAMINHO, ELE É A ÚNICA VERDADE, E SOMENTE ELE TEM A VIDA ETERNA, POIS ELE É A VIDA, NINGUÉM IRÁ AO PAI, SE NÃO FOR POR ELE. NÃO HÁ OUTRO CAMINHO.

De forma alguma os demais caminhos conduzirão aos céus. Deus deixa para nós uma ordem muito clara que é para ser obedecida: “Entrai pela porta”. Devemos seguir o caminho apertado que conduz à vida. O caminho é apertado porque é ÚNICO. Aquele que disse que é o CAMINHO: “Eu sou o caminho”; também disse: “EU SOU A PORTA; se alguém entrar por mim, salvar-se-á” – João 10:9. A ordem é clara, cabe apenas ao homem cumprir com o seu dever.

CONCLUSÃO

A conclusão de tudo o que foi exposto até aqui é: Se o homem continuar crendo em seus próprios pensamentos (tendo fé em si mesmo, naquilo que projetou, naquilo que concluiu ser o certo sem o exame das Escrituras) encontrará a morte eterna.

Somente se o homem for ensinado e conduzido por Deus, mediante a Sua Palavra e o Seu Santo Espírito, para encontrar e seguir o ÚNICO CAMINHO determinado por ELE, que é Cristo, é que encontrará a VIDA ETERNA.

Podemos escolher outros caminhos, mas não podemos escolher chegar aos céus. A retribuição de cada caminho é dada por Deus. Deus definiu a vida eterna para aqueles que acertarem com o caminho (crerem em Jesus Cristo, conforme diz as Escrituras: em sua morte para perdão do nosso pecado e cumprir a justiça de Deus; sepultamento; e ressurreição, vencendo a morte e concedendo vida eterna ao que crê); e a morte eterna para aquele que seguir caminho diferente.

Uma vez que não podemos confiar em nossos corações, devemos deixar Deus decidir por nós o caminho que devemos seguir. Isso Ele já fez por todos nós. É nosso dever então aceitar aquilo que Ele já decidiu e que já foi determinado por Ele, antes mesmo que tivéssemos vida, antes mesmo que este mundo fosse criado, e então não erraremos o caminho e encontraremos a vida eterna.

Não há poder em nós para escolhermos caminho diferente e determinar que esse caminho nos leve à vida eterna. A única coisa que pode o homem fazer é submeter-se à vontade de Deus. Ele definiu o caminho para o céu e não mudará.

O que fará você então agora? Qual caminho prefere seguir? Continuará a seguir o seu próprio caminho pensando que ele poderá lhe conduzir aos céus imaginando que assim está servindo ao SENHOR?

Minha oração é para que você entre pela porta estreita e ande pelo caminho apertado, pois outra porta não há, outro caminho não o levará à vida eterna.

Se você deseja entrar por essa porta e andar por esse caminho medite em Romanos 10:9-10 e 13 e faça o que Deus pede de você: A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação... Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”

Obs.: somente a passagem de Mateus 7:13-14 seria suficiente para esgotarmos muitas mensagens sobre o assunto, mas pense você mesmo sobre as seguintes questões: Deus diz que são apenas dois os caminhos e com destinos diferentes, então porque encontramos diversos caminhos que pretendem conduzir o homem aos céus? Pense também nos termos destacados (MUITOS e POUCOS) – com o que Cristo os associa? Onde você encontra esses muitos e os poucos na atualidade? Não faça a associação desses termos apenas como se os MUITOS fossem encontrados no mundo e os POUCOS em alguma religião. Pense especificamente onde há multidões seguindo uma ou várias religiões que não examinam minuciosamente a palavra de Deus. Que caminhos são esses?

Gostaríamos de conhecê-lo um pouco melhor e no que crê. Se através dessas mensagens você tem sido edificado compartilhe conosco sua opinião.

Se você tem examinado esses textos e lutado contra algumas coisas lidas, examine as Escrituras. Examine cuidadosamente a Palavra do Senhor e ela lhe mostrará o caminho a seguir. Esses textos são apenas um auxílio para a sua compreensão. Ore ao Senhor, peça que lhe dê entendimento e fé para aceitar TUDO o que ELE diz. Creia em seu Filho.

Se julgar que de alguma forma podemos ajudá-lo, envie um e-mail para ibfepompeia@gmail.com que teremos o maior prazer de conhecê-lo, orar por você e dividir o que aprendemos com o SENHOR.

“A Deus seja sempre a glória e a honra, hoje e eternamente. Amém”

Nenhum comentário:

Postar um comentário