A doutrina fundamental dos batistas é da autoridade das Sagradas Escrituras. O único credo das igrejas batistas é o Novo Testamento. Os batistas possuem doutrinas em comum com outras denominações cristãs-evangélicas, porém existem interpretações que são distintivas dos batistas. Mesmo entre essas pode haver alguma diferença de batista para batista. Vejamos quais são as principais doutrinas defendidas pelos batistas:
1. Cristo é o Senhor da Igreja e dos crentes. O objetivo de toda a atividade é glorificar o nome de Jesus. Ele é o Senhor pessoal e a cabeça da Igreja. Nenhuma igreja batista está sujeita a outra autoridade senão a Cristo, somente a Ele.
2. A autoridade suficiente das Escrituras. A Bíblia é a única autoridade acima de qualquer outra. A regra de fé das igrejas batistas é o Novo Testamento. Os batistas crêem na inspiração da Bíblia toda, mas reconhecem que a orientação da Igreja está no Novo Testamento.
3. O Batismo é a imersão de um crente como ato de obediência. Os batistas não são únicos nesta crença, mas bem firmes na posição. Historicamente, os batistas sempre defenderam o batismo do crente "adulto".
4. A liberdade religiosa. Os batistas crêem no princípio de separação entre a Igreja e o Estado. São contra uma igreja estatal ou ligada ao governo. Crêem, dentro deste princípio, na liberdade de consciência. O homem tem que procurar a Deus de livre vontade, porque quer; nunca pode ser forçado ou obrigado a crer. Deus mesmo não obriga o homem a comungar com Ele, muito menos deveria o homem impor sobre seu semelhante aquilo que Deus recusa fazer. O princípio de liberdade religiosa é o "troféu dos batistas".
5. A perseverança dos crentes. Crêem os batistas que a salvação é uma vez para sempre. Deus guarda o salvo pelo poder divino. Os crentes hão de perseverar na graça, não perdendo a salvação. É da natureza da fé salvadora se manter firme até o dia de Cristo.
6. A igreja é autônoma. Crêem os batistas na política congregacional. Nenhuma igreja está submissa à outra. Os batistas praticam a cooperação entre as igrejas em amor, nunca por constrangimento.
7. Batismo e Ceia do Senhor como memorial. Os batistas rejeitam a ideia de sacramento, e praticam o batismo e a ceia do Senhor como um memorial, até que Ele venha.
8. A salvação é pela fé em Jesus Cristo. Ele é o único caminho. Seu o único nome entre os homens que o homem pode invocar para ser salvo. Os batistas rejeitam, como meio de salvação a lei, a igreja, as ordenanças e as obras. A salvação é um dom que Deus concede àquele que pessoalmente põe sua fé em Jesus Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário